IBERMÚSICAS anunciou projetos vencedores

música
IBERMÚSICAS anunciou projetos vencedores
Cooperação ibero-americana

O Programa Ibermúsicas anunciou ontem (15-12-2021) os projetos vencedores da linha de Apoio ao Setor Musical na Modalidade Virtual. No primeiro ano de apoio a projetos artísticos inscritos por Portugal, registou-se uma forte adesão de candidaturas tendo sido selecionados 24 projetos para financiamento com um valor aproximado de €83.000,00. Estando em falta a divulgação dos resultados da Argentina, verifica-se que propostas artísticas apresentadas pelo Brasil e pelo México contarão também com músicos portugueses, alargando o cruzamento de experiências e consolidando a rede de cooperação cultural Ibermúsicas.

Foi também publicada a lista dos vencedores do Prémio Ibermúsicas de Composição e Estreia de Obra. Foi premiada a obra do compositor Luís Filipe Neto da Costa que terá a participação do ensemble “Neighborwoods” do México. Com o propósito de fomentar a criação de novas obras e a sua estreia, foram premiadas dez obras de dez artistas Ibero-Americanos. Para além do prémio de composição, a estreia da obra implica a sua interpretação por ensembles de países designados pelo Programa, de nacionalidade diferente da do compositor. O júri do prémio foi composto por Nelly Gómez (Argentina), Leonardo Martinelli (Brasil) e por Cergio Prudencio (Bolívia).

Em dezembro de 2020, sob proposta da Direção-Geral das Artes (DGARTES), o Ministério da Cultura promoveu  a adesão de Portugal ao Programa Ibermúsicas — um Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas — aprovado em Assunção, Paraguai, em 2011, com o objetivo de potenciar a presença e o conhecimento da diversidade musical Ibero-Americana. São 14 os países que integram atualmente o programa: Portugal, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Esta adesão veio permitir aos músicos portugueses a apresentação, pela primeira vez, de candidaturas às linhas de apoio previstas neste Programa, que entre outras áreas de intervenção promovem, por exemplo, a mobilidade dos músicos, bolsas de estudos para residências artísticas, prémios de criação para canções populares, prémio de composição e trabalhos académicos.


MAIS INFORMAÇÕES

 

Vencedores da linha de Apoio ao Setor Musical na Modalidade Virtual

Vencedores do Prémio  Composição e Estreia de Obra

 

 

 


Data de publicação: 15-12-2021