Binaural Nodar convida artistas e investigadores para residência artística online no seu arquivo digital

Residência Artística
Binaural Nodar convida artistas e investigadores para residência artística online no seu arquivo digital
Arte & Arquivos

© Binaural Nodar

Pode uma residência artística em contexto rural na região portuguesa de Viseu Dão Lafões, encetar uma translação experimental e experiencial do lugar físico para o lugar virtual, promovendo uma residência especificamente realizada dentro dos seus arquivos digitais, tornando este lugar virtual sensível ao mundo físico?


Estão abertas até 15 de março (2022) as candidaturas para "Rural Virtual", uma residência artística online no arquivo digital Binaural Nodar, destinada a artistas, estudantes, investigadores e educadores "oriundos de diferentes lugares", que tenham interesse em explorar os locais reais representados virtualmente no Arquivo Digital Binaural Nodar (um projeto endógeno de recolha, digitalização, organização e publicação de documentos sonoros, videográficos e fotográficos de territórios situados na Região de Viseu Dão Lafões, no distrito de Viseu e de zonas adjacentes).

A perceção — no contexto de uma pandemia global a atingir o seu terceiro ano — do inestimável valor que os arquivos online, acessíveis e pesquisáveis, constituem para artistas e investigadores, foi a principal motivação para esta iniciativa, a decorrer entre abril e setembro de 2022.

A residência irá permitir um envolvimento próximo com os arquivistas da Binaural Nodar, disponíveis para dar apoio e orientação "em termos linguísticos, de localização, de temas, de sons, de imagens e outras pesquisas de documentos, de transcrições e traduções de histórias orais, de pesquisa e descrição dos contextos dos locais".

Arquivar enquanto metodologia na arte, ecologias no arquivo ou ruralidade digital são alguns dos conceitos possíveis, a explorar durante as pesquisas e projetos.

As propostas deverão ser enviadas por e-mail, para info@binauralmedia.org, até 15 de março de 2022, devendo incluir os seguintes elementos: nome completo, nome artístico, endereço postal, telefone / whatsapp, e-mail e site; um texto descritivo de um projeto artístico concebido especificamente para estas  residências artísticas, com um máximo de 7.500 caracteres com espaços; currículo ou biografia artística e links para trabalhos anteriores que possam estar relacionados com a proposta.

Cada artista selecionado receberá um valor bruto de 500 euros para desenvolver o seu projeto e será convidado a expor o resultado do seu trabalho. 

A Binaural Nodar é um projeto cultural contemporâneo a operar maioritariamente em regiões rurais portuguesas, nas áreas da arte sonora e multimédia, investigação etnográfica sonora e visual, arquivos digitais, educação sonora, arte radiofónica e publicações (online, livros, cd, dvd). 

Desde 2006, este projeto já acolheu mais de 150 artistas e investigadores como parte do seu programa de residências artísticas em contextos rurais. Enquanto coletivo artístico, criou e produziu dezenas de exposições, obras sonoras e media e difundiu o seu trabalho em vários países da Europa, América e Ásia, sendo ainda membro ativo da Rede Tramontana de Arquivos Rurais Europeus e da Rede Soccos de Residências Artísticas, duas redes europeias dedicadas à investigação etnográfica e à arte sonora. 


CONTACTOS

Esclarecimento de dúvidas sobre a Residência:
Luís Gomes da Costa: luis.costa@binauralmedia.org
Maile Costa Colbert: maile.colbert@binauralmedia.org


MAIS INFORMAÇÕES

www.binauralmedia.org

 

 

 

 


Data de publicação: 23-12-2021