Forum Dança abre candidaturas para Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espetáculo

dança
Forum Dança abre candidaturas para Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espetáculo
Formação | Lisboa

© Foto de Dawn Lio/Unsplash.

Profissionalizar agentes culturais nas áreas do planeamento, gestão, produção, programação e estratégias de financiamento é um dos principais objetivos do CGPAE - Curso de Gestão / Produção das Artes do Espetáculo, iniciativa promovida pela associação cultural Forum Dança, entre 4 de fevereiro e 17 de dezembro de 2022, no Espaço da Penha, Lisboa. As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 16 e as entrevistas decorrem entre 19 e 21 de janeiro, em formato presencial ou online.

Podem candidatar-se agentes culturais, bem como qualquer pessoa interessada em profissionalizar-se nas áreas de gestão e produção, no domínio das artes performativas. Os candidatos deverão submeter o seu Curriculum Vitae e uma Carta de Motivação (que não exceda uma folha A4), através de formulário online.

Carlos Ramos, Elisabete Paiva, Ezequiel Santos, Giacomo Scalisi, João Pinto, Jonas Omberg, Madalena Zenha, Miguel Castro Caldas, Paula Varanda, Rita Guerreiro, Rita Tomás e Rui Campos Leitão integram o corpo docente desta 39.ª edição do CGPAE, que irá ainda contar com outros profissionais convidados.  

Com direção pedagógica a cargo de Dora Carvalho, a estrutura curricular do curso inclui as disciplinas de História da Dança, Música, Teatro, Comunicação Cultural, Gestão Financeira, Políticas Culturais, Direito na Cultura, Direção de Cena / Espaços Culturais, Estratégias de Programação, Arte e Sociedade, Som, Vídeo, Luz e Projeto. O Espaço da Penha, na Travessa do Calado 26-B, em Lisboa, "será o lugar fixo de aulas" estando, no entanto, previstas “algumas saídas” e visitas de estudo.

O CGPAE tem sido responsável pela formação e integração de vários profissionais das artes do espetáculo em Portugal. Com um currículo pedagógico que cobre os parâmetros práticos e teóricos da profissionalização na área das artes, conta com um corpo docente constituído por profissionais do setor cultural que se encontram atualmente no ativo, característica que confere a este curso uma constante atualização e aproximação à realidade do meio artístico e das estruturas que o compõem. 

O Forum Dança é uma associação cultural sem fins lucrativos, criada em 1990, cuja missão é promover a dança contemporânea, através da formação profissional e artística, da investigação, da edição e da documentação. É uma plataforma de encontro dos profissionais e do público. Desenvolve projetos pedagógicos, seminários, residências artísticas, apresentações informais, aulas regulares e workshops dirigidos a públicos profissionais e amadores, adultos e jovens.

O Forum Dança é apoiado pela DGARTES.


Mais informações sobre o CGPAE (estrutura curricular, horários e modalidades de pagamento) encontram-se disponíveis no site do Forum Dança.


As instalações do Forum Dança são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.


 

 

 


Data de publicação: 05-01-2022