Representação Oficial de Portugal na PQ23 - O processo de escolha já começou

Internacionalização
Representação Oficial de Portugal na PQ23 - O processo de escolha já começou
Quadrienal de Praga

José Manuel Castanheira (cenógrafo e professor), Marta Cordeiro (professora e investigadora) e Nuno Carinhas (encenador, cenógrafo e figurinista)

No âmbito da sua missão de promover e projetar, a nível internacional, criadores, produtores e outros agentes culturais portugueses, facilitando assim o acesso a canais de promoção e distribuição, mas também criando os mecanismos e incentivos adequados, a Direção-Geral das Artes (DGARTES) tem a responsabilidade de assegurar a Representação Oficial Portuguesa (ROP) na Quadrienal de Praga (QP), a mais importante mostra internacional de performance design, cenografia e arquitetura teatral.

Para esse efeito, a DGArtes vai selecionar o projeto curatorial que o irá representar, através de um modelo de concurso limitado. Ao endereçar o convite a vários curadores para que apresentem propostas artísticas, garante, deste modo, que mais criadores tenham a possibilidade de vir a representar Portugal neste prestigiado certame internacional.

Assim, vai reunir em breve na DGARTES, a comissão de consultores que proporá os curadores a convidar para integrarem o concurso limitado. Esta comissão é composta por José Manuel Castanheira (cenógrafo e professor), Marta Cordeiro (professora e investigadora) e Nuno Carinhas (encenador, cenógrafo e figurinista).

As propostas apresentadas serão analisadas pela comissão de apreciação do concurso limitado que selecionará o curador ou equipa curatorial responsável pelas exposições “Países e Regiões” e “Fragments”.

A 15ª Edição da Quadrienal de Praga - PQ23 Performance Design and Space irá decorrer de 8 a 18 junho de 2023 na Pražská Tržnice, em Praga, sob a Direção-Geral de Pavla Petrová e com a Direção Artística de Marketa Fontova.

O tema geral da PQ23 é o conceito de "RARO".

A Quadrienal de Praga assume-se, atualmente, como uma plataforma internacional cuja dimensão se expande para além do âmbito das principais exposições: "Países e Regiões" e "Estudantes".

Apresenta paralelamente um elevado número de iniciativas, pensadas a partir de diferentes critérios curatoriais e conceptualizadas de modo a abranger a ampla esfera de influência do design de cena.

Entretanto, encontra-se aberto até 31 de janeiro de 2022, o prazo para apresentação de candidaturas para a PQ Performance, uma seção com curadoria da portuguesa Carolina Espírito Santo. O formulário poderá ser encontrado em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6EvdhgrloBlz-2RgX1k7iek3GQt4lynirCvW3AmIUB_4ISw/viewform; Mais informações em: www.pq.cz/wp-content/uploads/2021/10/PQ-Performance-.pdf.

 

 

 


Data de publicação: 18-01-2022