As artistas do Atelier Contencioso abrem as portas do seu estúdio para workshops de pintura

formação
As artistas do Atelier Contencioso abrem as portas do seu estúdio para workshops de pintura
workshop | pintura

Foto: Maria Sassetti, Xana Sousa, Ana Velez e Joana Gomes | © Luís Ferreira

O centro de investigação artística Hangar promove os workshops "Gota a Gota" e "Imaginar", com as artistas Ana Velez, Joana Gomes, Maria Sassetti e Xana Sousa, entre 22 e 29 de janeiro e 5 de fevereiro, das 11h00 às 13h00, no Atelier Contencioso, um espaço na Graça, em Lisboa.

Em "Gota a Gota", os participantes vão aprender a utilizar papel marmoreado, uma técnica bastante antiga utilizada para criar revestimentos decorativos no interior e exterior dos livros. Neste workshop, as artistas utilizam tinta acrílica sobre Carboximetil Celulose para criar padrões que resultam das gotas de tinta "que flutuam" e são transferidas para a superfície absorvente do papel. Cada impressão é única – monotipia – e permite a criação, por exemplo, de marcadores de livros e postais.

"Imaginar" é um workshop de técnicas mistas de pintura que, utilizando a combinação de tintas e máscaras de fita de pintor, permitem delinear zonas em branco. O objetivo é procurar, nessas manchas, formas do quotidiano (seja uma nuvem, uma flor, uma raquete ou um rio) e representar "esses elementos sugestivos" com materiais riscadores.

Fundado em fevereiro de 2015, o Atelier Contencioso — atual espaço de trabalho de Ana Velez, Joana Gomes, Maria Sassetti e Xana Sousa — "nasceu da necessidade comum de partilhar cumplicidades e paralelismos na produção pictórica". Enquanto intervenção artística conjunta ou exposição coletiva, as obras desenvolvidas pelas artistas "partem de um pensamento site-specific" que considera as especificidades do local que as acolhe, encarando-as como um desafio e uma mais-valia. 

No portfolio do Atelier Contencioso, enquanto projeto coletivo, destacam-se as intervenções artísticas no Rio Maravilha (Lisboa) e as instalações Mamba-de-Jameson, na fachada da Pensão Amor (Lisboa) e Das Dez ao Meio-Dia (Óbidos).


MAIS INFORMAÇÕES

https://hangar.com.pt/workshops-com-atelier-contencioso/ 

 

 

 


Data de publicação: 20-01-2022