S+T+ARTS = STARTS – Inovação no cruzamento entre Ciência, Tecnologia e Artes

oportunidade
S+T+ARTS = STARTS – Inovação no cruzamento entre Ciência, Tecnologia e Artes
Oportunidade | Internacional

Decorre até 2 de março de 2022 o prazo para apresentação de candidaturas ao Prémio STARTS 2022 - Ciência, Arte e Tecnologia, que visa o desenvolvimento de sinergias entre tecnologias e práticas artísticas enquanto catalisadores do desenvolvimento económico e social. 

STARTS (Science + Technology + ARTS), iniciativa lançada em 2015 pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020, promove, anualmente, a atribuição do Grande Prémio da Comissão Europeia, destinado a distinguir a inovação na tecnologia, na indústria e na sociedade, estimulada pelas artes.

Assim, o Prémio STARTS concentra-se em trabalhos artísticos que influenciam ou mudam a maneira como olhamos para a tecnologia e em formas inovadoras de colaboração entre o setor das tecnologias e o mundo da arte e da cultura.

São atribuídos dois prémios, cada um no valor de 20.000 euros, distinguindo projetos inovadores na interseção da ciência, tecnologia e artes:

_ Grande Prémio Colaboração Inovadora – Distingue a colaboração inovadora entre a indústria ou a tecnologia e os setores artísticos (e criativos) que abrem novas vias de inovação.

_ Grande Prémio Exploração Artística – Distingue a pesquisa artística e obras cuja adoção pelas artes tenham grande potencial para influenciar ou mudar a utilização, a aplicação ou a perceção da tecnologia. 

Os projetos premiados serão apresentados com destaque no Ars Electronica e em outros eventos dos parceiros do consórcio: BOZAR, Waag, INOVA+, T6 Ecosystems, French Tech Grande Provence e Feira do Livro de Frankfurt.

São aceites candidaturas de artistas (a título individual ou coletivo), criativos, investigadores e empresas de todo o mundo. 

Prazos importantes:
2 de março de 2022: fim do prazo de candidatura.
Junho de 2022: Anúncio dos vencedores dos prémios
7-11 de setembro de 2022: Apresentação e debates no Ars Electronica Festival

As inscrições estarão abertas até 2 de março de 2022 em starts-prize-call.aec.at.


Mais informações e candidaturas:
https://starts-prize.aec.at/en/
https://starts-prize.aec.at/en/open-call/
https://ars.electronica.art/
info@ars.electronica.art
+43 732 7272

_
Redes sociais:
www.facebook.com/arselectronica/
www.facebook.com/STARTSEU1/
www.instagram.com/arselectronica/ 

 

 

 

 


Data de publicação: 20-01-2022