Exposição 'In Conflict' inaugurada em Lisboa

arquitetura
Exposição 'In Conflict' inaugurada em Lisboa
Bienal de Veneza 2021 / Arquitetura

A exposição 'In Conflict', que representou Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2021, revisitando uma seleção de processos da arquitetura portuguesa pós-25 de Abril, foi inaugurada no dia 4 de fevereiro, no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa e vai ficar patente até dia 30 de abril.

A exposição, que esteve patente no Palazzo Giustinian Lolin, entre maio e novembro do ano passado, na 17.ª Exposição Internacional de Arquitetura de Veneza, resulta de uma coprodução do coletivo depA, do Porto, com a Trienal de Arquitectura de Lisboa e conta com o apoio da Direção-Geral das Artes (DGARTES), comissária da representação portuguesa na Bienal de Veneza.

Pela primeira vez apresentada em Portugal, os conteúdos que ficarão expostos no Palácio Sinel de Cordes dão conta de sete processos mediáticos marcados por destruição material, deslocação social ou participação popular. Ao longo das salas do Palácio, "cada peça tridimensional reflete uma visão crítica da arquitetura, enquanto os mosaicos de notícias sintetizam o envolvimento público e televisores transmitem instalações audiovisuais" a partir de material de arquivo da RTP, documentários e curtas-metragens. Em contraponto à exposição, e como reforço da ideia de espaço democrático, In Conflict promoveu um programa de debates realizados durante 2021 em Veneza, Porto, Lisboa e online. Estes nove eventos encontram-se disponíveis ao público na página inconflict.pt

Com entrada gratuita, a exposição estará aberta ao público às terças e sábados, das 11:00 às 19:00, e de quarta a sexta das 14:00 às 19:00.

IN CONFLICT viajou da Bienal de Veneza para reabrir ao público em Lisboa. Venha à inauguração com visita guiada pela curadoria DepA architects na sede da Trienal, hoje, às 18h.

 

Video IN CONFLICT apresentado pelos Curadores.

 

_
Links 

O livro oficial está à venda em: 
https://www.circodeideias.pt/produto/in-conflict-vol-1/
Ciclo de debates disponível em: 
https://www.youtube.com/c/InConflict2021  / https://linktr.ee/inconflict.pt
site do projeto
https://www.inconflict.pt/

 

 

_____________________
A Exposição In Conflict é apoiada pela Direção-Geral das Artes - DGARTES.
Curadoria dos @depa_architects com Miguel Santos.
 

 

 

 

 


Data de publicação: 03-02-2022