Conversa pública sobre arquivo de práticas artísticas em São Paulo

dança
Conversa pública sobre arquivo de práticas artísticas em São Paulo
Linha de Fuga apresenta publicações

©Carolina Drave

Sinopse:

Nesta conversa, pretendemos levantar as principais questões que se colocam num pensamento sobre arquivo: Qual o interesse em trabalhar na documentação de eventos efémeros de artes performativas? De que forma pode ajudar na partilha de conhecimento do que se produz? Que meios e dispositivos se podem utilizar para a construção deste arquivo?  

E com estas perguntas pretendemos discutir as diferentes formas de arquivo das artes vivas e qual a sua importância na disseminação de informações produzidas durante este tipo de eventos.

Um dos objetivos de Linha de Fuga, desde a sua fundação, é a de pensar o arquivo e a documentação das suas atividades, com o intuito de difundir os processos e conhecimentos desenvolvidos durante as iniciativas promovidas.

Em Dezembro de 2021 apresentámos os arquivos desenvolvidos durante este ano e que lançam uma visão sobre a pergunta: “O que significa documentar e arquivar iniciativas e projetos nas artes vivas?”

Em resposta a esta pergunta foram desenvolvidas 4 publicações que estão disponíveis online e em papel: a documentação de Linha de Fuga 2020 e os fanzines sobre as residências acolhidas em 2021.

Em 2020 vivemos a pandemia e os dois artistas selecionados para documentar e arquivar o festival e laboratório de 2020 não chegaram a Coimbra pelas restrições de viagens existentes, no entanto, a sua visão sobre o evento foi trabalhada com artistas e parceiros locais durante o evento e no ano seguinte, tendo terminado numa publicação que assume o caráter subjetivo da sua própria narrativa sobre o evento.

Em 2021 Linha de Fuga lançou o programa Residências Contra|o|Tempo, um espaço para experimentação e desenvolvimento de criações. Acolhemos 3 residências e lançamos uma coleção de fanzines-sebentas arquivos-documentação onde exploramos os processos, as práticas de cada projeto. 

As publicações serão disponibilizadas nesta conversa em número limitado.

(Associação Cultural Linha de Fuga)

/
Ficha artística:
Conversa com: Catarina Saraiva, Thiago Granato (curadoria Linha de Fuga 2022) e Cristian Duarte (coreógrafo, artista convidado Linha de Fuga 2022)

Apoio: República Portuguesa - Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes
Parceiro institucional: Garantir Cultura | República Portuguesa – Cultura
Apoio à residência de documentação 2020 e resid~encia de Romain Beltrão Teule: Fundação Calouste Gulbekian

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Pública – São Paulo
R. Sebastião Pereira 110 / Vila Buarque
17 de Fevereiro
19h (hora de Brasília)

https://www.facebook.com/publicapublicapublica

https://www.instagram.com/publicapublicapublica/

Entrada gratuita

/
Link para site:
www.linhadefuga.pt

 

 

 

 


Data de publicação: 14-02-2022