OPEN CALL Programa de Desenvolvimento de Artistas do Banco Europeu de Investimento (BEI)

artes visuais
OPEN CALL Programa de Desenvolvimento de Artistas do Banco Europeu de Investimento (BEI)
Artes visuais

Jošt Franko, Keine Chance…, 2021. Cortesia do artista e do Banco Europeu de Investimento. © Fotografia: wili.lu.

Decorre até 20 de março de 2022 o prazo de candidaturas a uma residência de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris, destinada a artistas visuais europeus emergentes.

A edição de 2022 do Programa de Desenvolvimento de Artistas - Artists Development Programme (ADP) do Instituto do Banco Europeu de Investimento (BEI), em colaboração com a Cité Internationale des Arts (Paris), incide no tema  “Margins to Centre/Periphery to Core”.

“Margins to Centre/Periphery to Core” visa uma reflexão ponderada sobre o tema da marginalização na sociedade atual, sendo os artistas convidados a meditar sobre as interpretações sociais e geográficas de margens e periferias e a abordar a diversidade e a inclusão.  Visa, igualmente, o enfoque de grupos da Europa frequentemente marginalizados, incluindo minorias raciais e étnicas, mulheres, pessoas com deficiência e membros da comunidade LGBTQI+.

A residência em Paris acontecerá de 2 de setembro a 28 de novembro de 2022. O Instituto BEI cobrirá os custos de viagem do artista de e para Paris (para a residência). O artista receberá um subsídio diário fixo de 80 euros (oitenta euros) durante a residência destinado a suportar a estadia e a cobrir a totalidade ou parte dos custos de produção, sendo-lhe disponibilizado um espaço de alojamento/trabalho.

Será ainda atribuído ao artista um contributo para produção de 500 euros (quinhentos euros) no início da residência e uma compensação pelo desempenho de 1.000 euros (mil euros) no final da residência, desde que seja produzida uma obra ou conjunto de obras. Após a conclusão da residência, o BEI pode considerar a aquisição de uma obra de arte produzida no local pelo artista.


Documentos requeridos:
Um CV em inglês (máximo de quatro páginas), incluindo percurso académico, experiência de trabalho, mostras individuais e e coletivas bem como cobertura mediática.
Uma carta de motivação (em inglês) com ideias a serem exploradas durante a residência (num máximo de 700 palavras).
Um portfólio (máximo de oito páginas em formato PDF A4) com uma seleção representativa dos trabalhos do candidato.
Se pré-selecionado (shortlist dos artistas), será requerido um comprovativo de nacionalidade e idade.


Critérios de elegibilidade:
Ter nascido após 1 de janeiro de 1983; no caso de uma dupla de artistas, ambos os membros deverão ter 35 anos ou menos
Ser nacional de um dos países de União Europeia;
Ser fluente em inglês.


Processo de seleção
O júri – composto por Tatiana Trouvé (mentora), membros do Comité artístico do BEI / EIB Arts Committee, um representante da Cité internationale des arts e consultores de arte externos– selecionará os candidatos com base na qualidade artística do seu trabalho, motivação e potencial para aproveitar ao máximo a oportunidade oferecida pela residência, bem como a relevância da prática artística para o contexto cultural do Instituto BEI.
Os candidatos selecionados serão informados da decisão do júri por e-mail no final de maio de 2022.
Prazo de inscrição: meia-noite (GMT + 1), de 20 de março de 2022.
Todas as candidaturas devem ser submetidas através do formulário online disponível aqui 
Qualquer candidatura que não cumpra os requisitos estabelecidos será automaticamente desclassificada.

_
Mais informações
institute@eib.org
http://institute.eib.org/
+352 43 79 75 000

_
Redes sociais
Twitter / Facebook / Instagram

 

 

 

 


Data de publicação: 17-02-2022