30 jovens músicos portugueses admitidos na EUYO

música
30 jovens músicos portugueses admitidos na EUYO
Orquestra de Jovens da União Europeia | Temporada 2022

Concerto em Ferrara com Gianandrea Noseda e Beatrice Rana . Fotografia: © Marco Caselli Nirmal

Portugal obteve, este ano, um dos mais significativos resultados na EUYO - The European Union Youth Orchestra (Orquestra de Jovens da União Europeia). Dos 60 jovens músicos portugueses apurados para as audições finais, foram admitidos 30 na Temporada de 2022 (25 na lista de reserva, dois efetivos em ambos os estágios de primavera e de verão, dois efetivos no estágio de verão e uma recomendação para a Orquestra Jovem do Concertgebouw). 

Com uma taxa de sucesso de 50% nas audições finais, estes resultados traduzem o excelente desempenho dos nossos jovens músicos que, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, irão juntar-se, a partir do dia 14 de março, aos cerca de 80 músicos dos 27 Estados-membros da União Europeia, numa residência de três semanas em Ferrara, Itália. Esta residência marca o arranque da temporada de 2022 da EUYO e o início de um intenso período de formação, ensaios e concertos, ao qual se seguirá, entre 2 e 4 de abril, uma digressão em Helsínquia e em Tampere, Finlândia, com direção a cargo de Elim Chan e Iván Fischer.

Atualmente dirigida pelo maestro Vasily Petrenko, a EUYO é uma das mais conceituadas orquestras do mundo. Fundada no Reino Unido, em 1976, reúne os mais talentosos jovens instrumentistas de cada um dos Estados-membros da União Europeia, assumindo-se como um projeto europeu de excelência. Para além de um programa de formação diversificado e inovador, com professores, maestros e solistas de renome internacional, a EUYO oferece aos seus jovens músicos a oportunidade de se apresentarem nas mais emblemáticas salas de concertos do mundo, incluindo o Royal Albert Hall (Londres), o Carnegie Hall (Nova Iorque) ou o Musikverein (Viena). 

Portugal faz parte da EUYO desde 1986, tendo a Direção-Geral das Artes sido a entidade responsável, nos últimos anos, pela organização das audições no nosso país. Em 2020, como resposta aos constrangimentos causados pela pandemia COVID-19, a EUYO alterou significativamente o seu plano de atividades relacionado com as audições e digressões, mantendo, ainda assim, a emblemática digressão de verão. Realizada num formato diferente (com uma forte componente online), esta digressão materializou-se numa temporada de concertos intitulada European Music Gallery Festival 2020, na qual Portugal participou, com o The Lisbon Concert, organizado pela Direção-Geral das Artes. 

Este ano, a novidade apresentada pela EUYO foi a recomendação de músicos para a Orquestra Jovem do Concertgebouw. Trata-se de uma orquestra mais jovem, com músicos entre os 14 e os 17 anos, que se reúnem num estágio orientado por músicos profissionais do Concertgebouw, uma das mais reconhecidas orquestras europeias, com sede em Amesterdão, Holanda. Este ano, o concerto final do estágio será dirigido pelo prestigiado maestro espanhol Gustavo Gimeno, diretor musical da Toronto Symphony Orchestra.

 

 


Data de publicação: 17-02-2022