Festival Internacional de Música de Portel regressa com Edição Especial

oportunidade
Festival Internacional de Música de Portel regressa com Edição Especial
candidaturas abertas

Foto: Adriano Aguiar 

Estão abertas até 11 de março as inscrições para o Festival Internacional de Música de Portel (FIMP), um evento pioneiro no contexto da música erudita em Portugal, que reúne todos os anos centenas de jovens músicos portugueses e estrangeiros, articulando as vertentes de formação, programação, criação e desenvolvimento de públicos. 

Este ano, o FIMP regressa com duas edições, uma em abril (Edição Especial) e outra em julho (3.ª Edição do FIMP).

A Edição Especial (com candidaturas abertas) decorre entre 10 e 16 de abril, com o objetivo de relançar o festival no contexto nacional e internacional, numa perspetiva de pós-pandemia. Contempla um Concerto Sinfónico de Páscoa, um Seminário ("Ser Músico Profissional") e uma residência artística da Jovem Orquestra da Costa Atlântica, com ensaios de orquestra, masterclasses de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

Para esta edição especial, o maestro Luis Miguel Clemente (Diretor Artístico e Musical do FIMP) convidou alguns dos mais prestigiados músicos e professores da atual cena musical nacional e internacional. 

Destaque para as Masterclass de contrabaixo e ensaios de naipe com Adriano Aguiar (músico contrabaixista com uma carreira centrada na atividade orquestral), bem como para as Masterclass de violoncelo e ensaios de naipe com Denis Severin (professor de violoncelo na Universidade de Música de Genebra).

Adriano Aguiar integrou as Orquestras Sinfónicas da RDP/Porto (1978-1985), do Teatro Nacional de São Carlos (1985-1992) e desde 1996 é Coordenador de Naipe Adjunto na Orquestra Sinfónica Portuguesa. Desde 2012, é professor de contrabaixo na Escola Superior de Artes Aplicadas, tendo tido ao longo do seu percurso uma atividade regular enquanto professor em Masterclasses.

Denis Severin é professor de violoncelo na Universidade de Música de Genebra e na Universidade de Artes de Berna (Suíça). Orienta masterclasses na Alemanha, França, Polónia, Rússia, Geórgia e Brasil, apresentando-se regularmente em festivais e concertos nas mais prestigiadas salas do mundo. 
 

MAIS INFORMAÇÕES

https://oca-pt.org/fimp-atividades-formativas

 

 

 

Data de publicação: 03-03-2022