PROJETO VAMPIRES IN SPACE FOI APRESENTADO ONTEM À IMPRENSA

artes visuais
PROJETO VAMPIRES IN SPACE FOI APRESENTADO ONTEM À IMPRENSA
Representaçâo Oficial Portuguesa na 59ª Exposição Internacional de Arte

Fotografias gentilmente cedidas por © José Mendes / Teatro Thalia

Teve lugar ontem, no Teatro Thalia, em Lisboa, a apresentação à imprensa da representação oficial portuguesa na 59ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2022, comissariada pela Direção-Geral das Artes. Estiveram presentes Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes, que abriu o evento, os curadores João Mourão e Luís Silva e a artista Pedro Neves Marques, que apresentaram o projeto artístico VAMPIRES IN SPACE, e a Ministra da Cultura, Graça Fonseca que encerrou a sessão.

Pedro Neves Marques concebeu o projeto VAMPIRES IN SPACE especificamente para o segundo piso do Palazzo Franchetti, que através de uma instalação narrativa, composta por filmes, poemas e cenografia, será transformado numa inesperada nave espacial habitada por vampiros. A proposta recorre à figura e expectativa sobre o que será um "vampiro" para abordar questões de identidade de género, sexualidade e reprodução queer, bem como formas de família não-nuclear. A instalação contrastará o estilo gótico veneziano do Palazzo Franchetti com a sensibilidade ficcional, fantástica e especulativa própria do trabalho de Neves Marques, que abrange a arte, o cinema, a escrita crítica, a ficção e a poesia.

A pré-inauguração da representação portuguesa terá lugar no dia 22 de abril de 2022, no Palazzo Franchetti, local que acolherá a Representação Oficial Portuguesa nos próximos três anos. O palácio situa-se em San Marco, no centro histórico da cidade, com fachada para o Canal Grande, próximo da Ponte dell’ Accademia, e é desde 1999 sede do Instituto Veneziano de Ciências, Letras e Artes, e local de acolhimento de diversos eventos culturais.

O tema geral da 59ª Bienal de Veneza The Milk of Dreams é inspirado num livro de Leonora Carrington, no qual, como afirma Cecilia Alemani, a sua curadora, "a artista surrealista descreve um mundo mágico onde a vida é constantemente repensada através do prisma da imaginação, e onde todos podem mudar, ser transformados, tornarem-se algo ou alguém diferente, um mundo liberto, transbordante de possibilidades.”  Procurando a exposição levar-nos numa viagem imaginária através de múltiplas representações do corpo e as suas metamorfoses, explorando a nossa relação com a tecnologia e a conexão à Terra.

 

_
Site Oficial do Projeto

Microsite no Site da DGARTES

_
Instagram

 

 

 

 

 


Data de publicação: 11-03-2022