Museu Nacional do Teatro e da Dança comemora o Dia Mundial do Teatro com dois espetáculos e três novas exposições

teatro
Museu Nacional do Teatro e da Dança comemora o Dia Mundial do Teatro com dois espetáculos e três novas exposições
27 março | Dia Mundial do Teatro

"The Future Show" / mala voadora . © José Caldeira

Os 70 anos do Teatro Experimental do Porto (TEP), a história das peças de Molière nos palcos nacionais e “vestígios” cenográficos da participação portuguesa na Quadrienal de Praga são os temas retratados nas três exposições (duas físicas, uma virtual) que inauguram no próximo domingo, 27 de março, no Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD).

Para celebrar o Dia Mundial do Teatro, o MNTD oferece um programa diversificado, festivo e ininterrupto, das 10:00 às 18:00, que inclui duas representações teatrais, lançamento de livros de Jorge Louraço Figueira e uma “conversa” sobre questões contemporâneas da cenografia com Aby Cohen (Brasil), cenógrafa, curadora e atual presidente da OISTAT - International Organisation of Scenographers, Theater Architects and Techicians.

Todos os eventos têm entrada livre.

 


PROGRAMA


ANTIPRINCESAS: FRIDA KHALO 10:15 | SALA DOS RETRATOS| ESPETÁCULO + DE 3 ANOS

Muito longe daqui, do outro lado do oceano, existe um país chamado México. Mé-xi-co. Neste lugar, há muito tempo, muito tempo, viveu uma menina chamada Frida. Frida. Parece Ferida? Mas não é. É Frrrrrida. Frida Kahlo, a maior pintora do mundo

Direção Cláudia Gaiolas | Interpretação Leonor Cabral | Coprodução Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disse e São Luiz Teatro Municipal Uma encomenda São Luiz Teatro Municipal e Programação em Espaço Público, a partir da colecção Antiprincesas, edição de parceria entre a Tinta-da-China e a EGEAC


VESTÍGIOS 11:00 | SALA DO FUNDO | EXPOSIÇÃO | INAUGURAÇÃO

Exposição que reúne registos, obras ou fragmentos de trabalhos que, ao longo dos anos, participaram nas representações oficiais e não-oficiais de Portugal na Quadrienal de Praga, o maior evento mundial dedicado à cenografia e arquitetura de palco.

Organização APCEN – Associação Portuguesa de Cenografia


POR ESCRITO - TEATRO DE JORGE LOURAÇO FIGUEIRA - 12h00 | AUDITÓRIO | LANÇAMENTO DE LIVROS

Lançamento da coleção "Por escrito - teatro de Jorge Louraço Figueira”, da editora Húmus, com a apresentação dos dois primeiros livros da coleção, "À Espera de Beckett ou quaquaquaqua" e “Cotovelo". Jorge Louraço Figueira é doutorado em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra e docente da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Foi dramaturgo residente d’O Teatrão (Coimbra) e crítico de teatro do jornal Público.

Parceria com Edições Humus


CONVERSA COM ABY COHEN – 14:00 | AUDITÓRIO 

Aby Cohen falará sobre as diversas possibilidades de participação em projetos, comissões e atividades promovidas pela OISTAT e pela World Stage Design (WSD), e também sobre a relação entre a OISTAT e a Quadrienal de Praga. Serão também abordadas questões locais e globais que envolvem as práticas cenográficas contemporâneas.

Organização APCEN – Associação Portuguesa de Cenografia


THE FUTURE SHOW – 15:00 | SALA DOS RETRATOS | ESPETÁCULO 

“Assim que eu acabar de falar, vocês vão aplaudir. Mesmo aqueles que se aborreceram um pouco vão aplaudir, porque é uma maneira confortável de assinalar um final.” É com esta situação que começa “The Future Show”, espetáculo concebido por Deborah Pearson.

Texto e interpretação de Jorge Andrade, a partir de guião “The Future Show” de Deborah Pearson | Produção mala voadora associação cultural | estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes, conta com o apoio da Fundação "la Caixa" / BPI, e associada d'O Espaço do Tempo.


MOLIÈRE 400 ANOS. A CENA EM PORTUGAL – 16:00 | INAUGURAÇÃO + CONVERSA 

Por ocasião dos 400 anos do nascimento de Molière, o MNTD organiza uma exposição virtual sobre a receção em Portugal das peças do dramaturgo francês, desde o século XVIII até aos nossos dias.

A inauguração da exposição é acompanhada de uma conversa entre Christine Zurbach, a curadora, e António Pires, Miguel Loureiro e Ricardo Alves, encenadores que levaram recentemente peças de Molière à cena.

Em 1737 teve lugar a primeira apresentação em Portugal da obra de Molière, na versão atribuída a Alexandre de Gusmão, secretário do rei D. João V. Já no século XX, destacam-se as adaptações da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro e, na contemporaneidade, a receção de Molière é marcada por desafios de duas naturezas, a nova leitura dos textos clássicos, após 1970, e o desafio da adaptação que se coloca até ao derradeiro espetáculo em cena nos palcos portugueses, o “D. Juan” pelo Teatro do Bairro, em fevereiro de 2022.

Curadoria Christine Zurbach | Organização Museu Nacional do Teatro e da Dança


70 ANOS TEP – UM ARQUIVO VIVO – 17:00 | EXPOSIÇÃO | INAUGURAÇÃO

Uma exposição-instalação onde se colocam a descoberto e à descoberta diversos momentos da história do TEP: fragmentos de espaço(s) e tempo(s), cenários, figurinos, fotografias e outros registos que remetem para as produções e para os a(u)tores - onde se incluem dirigentes, encenadores, atores, artistas plásticos, cenógrafos, músicos e outros trabalhadores do espetáculo – que participaram ativamente no longo historial de experimentação, colaboração e intervenção desta companhia.

Curadoria Teatro Experimental do Porto | Organização Museu Nacional do Teatro e da Dança e Teatro Experimental do Porto


 

 

 


Data de publicação: 23-03-2022