IN CONFLICT: Lançamento de Catálogo e apresentação de novos Projetos

arquitetura
IN CONFLICT: Lançamento de Catálogo e apresentação de novos Projetos
2 de abril - Palácio Sinel de Cordes

design: Inês Nepomuceno, Mariana Marques / foto: José Campos

A Representação Oficial Portuguesa na Bienal de Veneza apresenta agora em Lisboa a sua reflexão sobre o espaço de debate público em torno da habitação, num catálogo em dois volumes. Publicado pela Circo de Ideias, o volume I centra-se nos processos que materializam a exposição e o volume II decorre do ciclo de nove debates e inclui ensaios críticos por parte de quem moderou os debates.
De forma prospectiva, o evento amplia-se de seguida com um conjunto de apresentações de projectos de arquitectura relacionados com os mais recentes investimentos públicos em habitação, reunindo-se quatro primeiros prémio de concursos promovidos por entidades públicas.

PROGRAMA
Sábado, 2 de abril de 2022
Paláco Sinel de Cordes, Lisboa

»15:00 horas

Visita guiada pelos curadores

»16:00 horas

Lançamento de Catálogo com apresentação de novos Projectos

Embaixada + Axioma

Concurso para Marvila, Lisboa

Um amplo espaço público é elemento agregador de todo o projecto, que contempla um bloco de habitação linear, desenhado num delicado diálogo com do espaço envolvente e topografia e que contribui significativamente para a revitalização da área de Marvila.

Branco del Rio Arquitectos

Concurso para Alcaniça, Almada

Os dois edifícios completam e organizam um vazio urbano, sublinhando a importância do espaço público através do desenho de um atravessamento pedonal. A dimensão bioclimática dos edifícios, revelada nas opções de projecto e solução construtiva, forma outro vector importante do projecto.

Francisco Amoedo Pinto, Fracisco Pina, Maria Souto de Moura e Luís Caleiro

Concurso para Lordelo do Ouro (edifícios A, B e C), Porto

O diálogo entre os três edifícios cria uma dinâmcia colectiva entre os volumes e uma aproximação morfológica e física à envolvente, de forma gradual, garantindo a fluidez do espaço público.

 

Atelier FMVS

Concurso de Lordelo do Ouro (edifícios D e E), Porto

O carácter excepcional de edifícios no parque constituiu um princípio importante na definição da proposta, desde logo na definição volumétrica que, com ajustes ao formato rectangular proposto no plano, alivia a tensão de um volume cartesiano para o integrar na organicidade da topografia e flora envolventes.

 

A Representação Oficial Portuguesa na 17.ª Exposição Internacional de Arquitetura de Veneza foi comissariada pela Direção-Geral das Artes. 

 

 

 

 


Data de publicação: 29-03-2022