Open Call: Compositores e Novos Encenadores / Operafest Lisboa 2022

oportunidade
Open Call: Compositores e Novos Encenadores / Operafest Lisboa 2022
Oportunidade | Concurso Maratona Ópera XXI

O festival OPERAFEST LISBOA, em coprodução com o MPMP (Património Musical Vivo), lança a 3.ª edição do concurso de ópera contemporânea MARATONA ÓPERA XXI, ópera express para novos encenadores.

Candidaturas abertas até 20 de maio.  

Este ano, a aposta passa pela divulgação de repertório contemporâneo de pequeno formato e na emergência de novos talentos na encenação de ópera, oriundos do teatro, da dança, do cinema ou da performance. É uma oportunidade para jovens encenadores, coreógrafos, realizadores, performers encenarem ópera e também para os compositores divulgarem óperas que tenham produzido anteriormente. 

Serão feitas duas seleções: num primeiro momento, serão escolhidas óperas breves de compositores contemporâneos, escritas nos últimos trinta anos; num segundo momento, serão escolhidos os encenadores concorrentes até aos 35 anos que as irão revisitar num espetáculo público. À melhor encenação será atribuído o PRÉMIO CARLOS DE PONTES LEÇA, no valor de 2500 euros. 

O concurso MARATONA ÓPERA XXI pretende dinamizar a vida musical portuguesa para criar a ópera do futuro, aproximando-a do mundo de hoje. 

O OPERAFEST LISBOA, dirigido pela soprano Catarina Molder e com produção da Ópera do Castelo, em parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga, está de volta de 19 de agosto a 10 de setembro, no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga.


Mais informações:

Acesse ao regulamento do concurso e obtenha mais informações através do contacto: maratonaoperaXXI.operadocastelo@gmail.com

operafestlisboa.com


Data de publicação: 07-04-2022