Portuguesa Patrícia Moreira é a representante do Ibercena no Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Internacionalização
Portuguesa Patrícia Moreira é a representante do Ibercena no Dia Mundial da Propriedade Intelectual
Internacionalização

"Fogo-Fátuo" . Fotografia de Pablo Garrido (Intérprete: Pedro Baptista) 

Patrícia Moreira, fundadora do Tremor Teatro e diretora artística do projeto "Fogo-Fátuo", foi indicada pelo Programa Ibercena para participar enquanto única representante do programa de cooperação Ibero-Americano nas celebrações do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que decorrem no próximo dia 26 de abril, em Madrid.

Sob o enfoque do contributo dos jovens para a inovação e para um futuro melhor, será organizado pelo Ministério da Cultura e Desporto de Espanha a iniciativa "La propiedad intelectual y los jóvenes: innovar para un futuro mejor”, estando previsto um encontro com artistas, criadores e empreendedores culturais Ibero-Americanos. Neste encontro, o diálogo e intercâmbio entre diferentes perspetivas dos vários programas de cooperação na área da Cultura irão contribuir para uma reflexão em torno da propriedade intelectual e indústria cultural no espaço Ibero-Americano.

A indicação de Patrícia Moreira por parte de Portugal teve por base a solidez e consistência do projeto "Fogo-Fátuo", apoiado em 2020 através da linha de apoio a coproduções do Ibercena. Apesar da curta experiência do núcleo coprodutor português, o elevado pormenor na conceção plástica do dispositivo cénico, que valoriza o projeto artístico, e o facto de ser uma jovem mulher artista, contribuíram decisivamente para esta escolha.

"Acreditámos que Patrícia Moreira, também enquanto fundadora de uma estrutura de criação artística muito recente (Tremor Teatro), poderia ser um testemunho importante no que à perspetiva de futuro e ao empoderamento das mulheres se refere, questões amplamente valorizadas e identificadas como charneiras dos objetivos Ibercena." (Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes)

“Fogo-Fátuo” é um espetáculo de teatro que se propõe pensar o lugar que o café ocupou na vida de portugueses, espanhóis e brasileiros, assim como o seu contributo para a sedimentação das relações e vínculos comunitários. "Exercitando a elasticidade de cicatrizes seculares, convoca a música, o ritual e o movimento físico-verbal em dança oscilante e vertiginosa entre o profano e o divino. Corpos que, em união simbiótica, celebram o vapor que exala do silêncio da historiografia". Patrícia Moreira é a responsável pela criação, estando a interpretação a cargo de Anabela Ribeiro, Brais Iriarte Alonso e Pedro Baptista. O espetáculo - uma produção do Tremor Teatro em coprodução com o Limiar Teatro, a CIA Teatral Boccaccione e o Município de Idanha-a-Nova - estreou no dia 29 de outubro de 2021, no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, com o apoio da Direção-Geral das Artes.

No contexto da estratégia de promoção ativa da internacionalização da arte e dos artistas portugueses contemporâneos, o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, integrou a rede Ibercena em novembro de 2019, tornando possível a participação das estruturas artísticas portuguesas e o acesso às linhas de financiamento do Programa.

O Ibercena é um Fundo de Ajuda (rede de fomento, intercâmbio e cooperação) para as Artes Cénicas Ibero-americanas. Criado em novembro de 2006, em Montevidéu (Uruguai), integra, atualmente, 17 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai). 

 

 

 


Data de publicação: 07-04-2022