Escultor Rui Chafes e arquiteto Nuno Brandão Costa vencem Prémios AICA 2021

Artes Visuais e Arquitetura
Escultor Rui Chafes e arquiteto Nuno Brandão Costa vencem Prémios AICA 2021
Prémios AICA / Artes Visuais e Arquitetura

Fotografia: Exposição individual «Nada Existe» - Alcino Gonçalves //  Terminal Intermodal de Campanhã - Francisco Ascensão

O escultor Rui Chafes e arquiteto Nuno Brandão Costa foram distinguidos, por unanimidade, com os prémios da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), para artes visuais e arquitectura, relativos a 2021.

Na área das Artes Visuais o prémio foi atribuído a Rui Chafes, pela exposição individual “Nada Existe”, realizada na Galeria Filomena Soares, em Lisboa e na área da Arquitetura, a Nuno Brandão Costa, arquiteto e professor da FAUP, com o projeto do Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto.

Atribuídos em parceria com a Direção-Geral das Artes e a Fundação Millennium bcp, o Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2021, no valor de 10 mil euros para cada modalidade, foi atribuído na sequência da apreciação de um júri independente, nomeado pela associação, composto por Luísa Soares de Oliveira (crítica de artes plásticas no PÚBLICO), Paulo Pires do Vale, Inês Lobo e Rui Mendes, e presidido por Catarina Rosendo.

Estes prémios têm reconhecido, desde 1981, com o apoio da área governativa da Cultura, artistas e arquitetos portugueses que, pelo seu trabalho e percurso pessoal, realizam uma contribuição de excelência para a cultura e para a arte.

No período de 2020 a 2022, a Direção-Geral das Artes apoia a atribuição destes prémios com um montante financeiro global de sessenta mil euros, contribuindo, assim, para fomentar a criação, produção e difusão das artes, através do reconhecimento de percursos e projetos de mérito dos artistas portugueses nas áreas das artes visuais e da arquitetura.

_
Mais informação aqui
https://www.aica.pt/pt/noticias/2022/04/08/atribuicao-dos-premios-aica-mc-millennium-bcp-2021/
 

Fotografia:
Exposição individual «Nada Existe» (Lisboa) - Alcino Gonçalves // Terminal Intermodal de Campanhã (Porto) - Francisco Ascensão

 

 

 


Data de publicação: 11-04-2022