DGARTES participa na XIX Reunião do Conselho Intergovernamental Ibermúsicas

Internacionalização
DGARTES participa na XIX Reunião do Conselho Intergovernamental Ibermúsicas
Internacionalização

Encontra-se a decorrer em Jaco, Costa Rica, até 29 de abril, a XIX Reunião do Conselho Intergovernamental Ibermúsicas. É a primeira reunião presencial desde o início da pandemia e conta com os representantes nacionais de todos os Estados-Membros (REPPI), sendo Portugal representado pelo Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

Está previsto o reforço das linhas de apoio que veiculem a circulação e apresentação de espetáculos, robustecendo a componente presencial do Programa Ibermúsicas.

Em 2021, foram selecionados 24 projetos inscritos por Portugal na linha de Apoio ao Setor Musical na Modalidade Virtual, verificando-se também que projetos inscritos pelo Brasil, México e Argentina integraram músicos portugueses, alargando o cruzamento de experiências e consolidando a rede de cooperação cultural Ibermúsicas.

A Direção-Geral das Artes - DGARTES é a entidade nacional que operacionaliza o Programa Ibermúsicas. Em dezembro de 2020, sob proposta da DGARTES, o Ministério da Cultura promoveu a adesão de Portugal ao Programa Ibermúsicas — um Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas — aprovado em Assunção, Paraguai, em 2011, com o objetivo de potenciar a presença e o conhecimento da diversidade musical Ibero-Americana. São 15 os países que integram atualmente o programa: Portugal, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

 

 

 


Data de publicação: 24-04-2022 (atualizada em 28-04-2022)