Projeto português de reciclagem de brinquedos é finalista dos Prémios New European Bauhaus 2022

New European Bauhaus
Projeto português de reciclagem de brinquedos é finalista dos Prémios New European Bauhaus 2022
sustentabilidade ambiental

© European Union

REPLAY - Rethinking and recycling toys é o nome do projeto português liderado pela Zero Waste Lab e pelo Precious Plastic Portugal, que promete repensar e reinventar o universo dos brinquedos, reciclando-os de forma criativa. Atualmente na lista dos 52 projetos finalistas dos Prémios New European Bauhaus 2022, o REPLAY poderá ser votado pelo público, até 16 de maio, através do site prizes.new-european-bauhaus.

REPLAY - Rethinking and recycling toys visa "acabar com o desperdício de brinquedos em aterros e incineradores, promovendo a criação de redes circulares municipais de recolha, reparo e reciclagem de materiais de brinquedos de boa qualidade". Estas redes juntam membros da comunidade a artistas e criativos.

Na descrição do projeto, as entidades promotoras destacam que "atualmente, grande parte dos brinquedos são fabricados a partir de uma mistura de diferentes materiais, o que torna difícil a sua reciclagem no sistema de gestão dos resíduos - mesmo que a maioria do plástico e dos materiais de que são feitos sejam recicláveis". Referem ainda que "um outro problema é o aumento exponencial do número de brinquedos com plástico de baixa qualidade, normalmente oferecidos como brinde e com pouca retenção de interesse. Assim, todos os anos, enquanto são vendidos em Portugal 270 milhões de euros em novos brinquedos, pelo menos 30 milhões de unidades acabam em aterros ou são incineradas".

Ao longo de 2021, o projeto REPLAY desenvolveu a primeira rede de recolha e triagem de brinquedos em fim de vida. O projeto testou um circuito de reciclagem nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora, tendo contado com laboratórios locais da Precious Plastic para a criação e transformação do plástico em novos brinquedos. Foi ainda responsável pela implementação de parcerias com projetos criativos locais para o "upcycling" de outros materiais (papel, componentes eletrónicos, metal e borracha). Brinquedos em bom estado foram oferecidos a instituições de solidariedade social locais, tendo também sido testado, com sucesso, um sistema de troca de brinquedos entre famílias. 

Após a implementação destas ações, foi recolhido um conjunto de dados inéditos, quantitativos e qualitativos, sobre o mercado de brinquedos em Portugal (composição dos brinquedos, "reciclabilidade" dos materiais e identificação de "stakeholders" no setor da reciclagem e reparação), os quais permitiram lançar as bases de um novo regime de responsabilidade alargada do produtor (RAP) descentralizado, com autonomia local para a tomada de decisões. O projeto envolveu "profundamente as escolas e as entidades locais, fornecendo ferramentas cruciais para a educação ambiental e engajamento cívico proativo". Foram também organizados, no âmbito deste projeto, ciclos de conversas com o objetivo de sensibilizar e capacitar os cidadãos sobre tópicos ainda pouco debatidos na esfera pública, como a toxicidade dos brinquedos ou os perigos do marketing infantil.

Mais de 1000 candidatos submeteram projetos aos Prémios New European Bauhaus. Os principios e valores da Nova Bauhaus Europeia têm sido promovidos nas linhas de financiamento à produção artística da DGARTES, após ter sido designada, pelo Ministerio da Cultura, como entidade responsável pela partilha desta informação. 

 

 

 


Data de publicação: 11-02-2022