Projeto DEMONSTRA encerra com Seminário e Exposição Online

Residência Artística
Projeto DEMONSTRA encerra com Seminário e Exposição Online
Residência Artística

A primeira Residência Artística Demonstra chega ao fim depois de quatro meses de encontros virtuais com muitas conversas e troca de experiências. Nesses encontros os artistas receberam convidados, discutiram textos e desenvolveram trabalhos que serão apresentados ao público numa exposição e num seminário em ambiente digital.
O seminário acontecerá no youtube e contará com três mesas de debates. A primeira mesa discute a poética do corpo não-normativo no âmbito das artes visuais, com mediação de Daniel Moraes, tem Ângelo Custódio e Diana Niepce como convidados. A segunda mesa fala sobre Cultura e Ações de Inclusão, têm Isabel Portella como mediadora e Maria Vlachou e Camila Oliveira como convidadas. A terceira mesa contará com a participação dos seis residentes: Guto Oca, Jeff Barbato, João Paulo Racy, Juca Fiis, Lua Cavalcante e Nara Rosetto. A exposição acontecerá em formato virtual, no site do projeto (www.demonstra.pt) e em diferentes ambientes digitais de projetos parceiros, tais como Arquipélago, Vaga, Duplex, NowHere e 55SP. A abertura da exposição e o seminário acontecem no sábado, dia 21 de maio de 2022. 
A Demonstra é uma plataforma online de investigação que tem o propósito de mapear, estimular e difundir a produção artística de pessoas com deficiência. O projeto foi idealizado com o objetivo de aproximar o público dos estudos e das práticas artísticas relacionadas com a discussão do corpo não-normativo na contemporaneidade. Na sua primeira edição, a Demonstra propôs uma residência artística online com o tema Poéticas Informes, onde seis artistas discutiram a experiência do corpo não-normativo na contemporaneidade. O projeto foca-se no desenvolvimento da pesquisa de cada artista, oferecendo recursos para que todos consigam desenvolver as suas ideias. 

O Projeto Demonstra conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Near Protocol.

_
Local, data e horário
Seminário: Youtube Projeto Demonstra (https://www.youtube.com/channel/UCK3lVmLRiBWhnq2dlIMAVsA)
21/05/22 - 14h ás 18h
Haverá tradução em Língua Brasileira de Sinais (libras) e em Língua Gestual Portuguesa (LGP) em todas as mesas do seminário.

EXPOSIÇÃO: WWW.DEMONSTRA.PT E INSTAGRAM: @DEMONSTRA.PT
A partir de 21/05/22

PROGRAMAÇÃO
10h (Br) / 14h (Pt)
Abertura
Daniel Moraes

10h30 (Br) / 14h30 (Pt)
Mesa I_ A poética do corpo não-normativo no âmbito das artes visuais
Mediador: Daniel Moraes
Convidados: Ângelo Custódio e Diana Niepce

12h (Br) / 16h (Pt)
Mesa II_ Cultura e Ações de Inclusão
Mediadora: Isabel Portella
Convidados: Maria Vlachou e Camila Oliveira

14h (Br) / 18h (Pt)
Mesa III_ DEMONSTRA: Apresentação dos trabalhos dos artistas residentes + Exposição Demonstra
Mediadores: Daniel Moraes e Isabel Portella
Artistas residentes: Guto Oca, Jeff Barbato, João Paulo Racy, Juca Fiis, Lua Cavalcante e Nara Rosetto

_
Link para site:
www.demonstra.pt

 

 

 

 


Data de publicação: 19-05-2022