APCEN fará a curadoria da representação portuguesa da secção “Students” na Quadrienal de Praga

apoio às artes
APCEN fará a curadoria da representação portuguesa da secção “Students” na Quadrienal de Praga
Internacionalização

A Direção-Geral das Artes, na qualidade de comissária da representação oficial portuguesa na 15ª. Quadrienal de Praga - PQ23 - Prague Quadrennial of Performance Design and Space, convidou a APCEN – Associação Portuguesa de Cenografia para realizar a curadoria do projeto a apresentar na secção “Students”.

O tema proposto pela PQ23 para a secção “Students” é “RARE Stories of Unique Places”, convidando os participantes a elaborar exposições (ou espaços experienciais imersivos), inspirados na sua cultura, identidade, e em conhecimentos locais, ideias, materiais e abordagens artísticas ligadas às comunidades. Acredita-se que o “espirito do local” pode inspirar e dar origem a novos RAROS e visionários trabalhos de performance design/cenografia, experiências que capturem plenamente os sentidos das audiências, as suas emoções e perceções. A secção “Students” destina-se a dar a conhecer o trabalho desenvolvido por estudantes, jovens designers, cenógrafos (até 5 anos após a conclusão da sua formação) e estúdios emergentes em representação do seu país.

Em resposta a este repto, o projeto “HODO: Unique Journeys” irá levar a Praga um conjunto de estudantes representativos do ensino da cenografia em Portugal, transformando a sua experiência numa jornada rara, onde a concretização do projeto de participação será o momento final de uma outra longa e rica jornada onde os estudantes não serão apenas participantes, mas viajantes e atuantes, fazedores do seu próprio percurso – do seu hodo – que se desenvolverá em três fases: “espaços admiráveis”, “tempos extraordinários” e “lugares únicos”.

A Quadrienal de Praga é, atualmente, a mais importante mostra internacional nas áreas do design de cena, cenografia e arquitetura teatral. A enorme diversidade de iniciativas conceptualizadas a partir de diferentes critérios curatoriais é uma das características desta mostra, que privilegia a experimentação artística e o cruzamento entre disciplinas, abrangendo também propostas nas áreas da performance, dança, teatro, teatro de marionetas, ópera, entre outras.

A APCEN – Associação Portuguesa de Cenografia conta com o apoio financeiro de 50 000 €, da Direção-Geral das Artes, para realizar a curadoria deste projeto.

 

 

 

 

 


Data de publicação: 27-05-2022