É criada a Rede Ibero-Americana de Orquestras Sinfónicas - RIOS

música
É criada a Rede Ibero-Americana de Orquestras Sinfónicas - RIOS
ibermúsicas

No âmbito do 10º aniversário do Programa IBERMÚSICAS, é criado um novo espaço de encontro institucional para orquestras profissionais da região. A Rede Ibero-Americana de Orquestras Sinfónicas - RIOS impulsionará o desenvolvimento da música sinfônica, promovendo a integração e a cooperação, com ferramentas que contribuam para a promoção da música orquestral, a troca de conhecimentos, a identificação de desafios e a coordenação de agendas, fortalecendo as instituições e o setor em geral.

Atualmente, o projeto é composto por 34 orquestras de 15 países, mas está permanentemente aberto à incorporação de novas instituições que queiram fazer parte da Rede. Ser membro do RIOS não requer contribuições financeiras, mas sim um compromisso com participação ativa, solidária e consensual com o objetivo de consolidar um espaço de diálogo permanente. A Rede atua como plataforma para a construção de uma comunidade de orquestras sinfônicas, gerando as condições necessárias para a consolidação de um circuito artístico regional integrado que promova com especial ênfase o desenvolvimento profissional de nossos diretores, intérpretes e compositores. As linhas diretas de trabalho da rede abrangem as diferentes vertentes do setor em questões comuns a todas as áreas da atividade orquestral. A primeira ação do RIOS é a construção de seu site, que além de dar suporte virtual ao projeto, inclui um diretório para todas as orquestras profissionais da região, um banco de empregos para o setor regional e um espaço para orquestras associadas ao desenvolvimento de projetos colaborativos.

A RIOS oferece também oportunidades de formação profissional homologadas que respondem às necessidades muito específicas dos artistas, do pessoal administrativo e técnico das orquestras. Em 2022, a primeira formação profissional dedicada ao aperfeiçoamento de arquivistas e bibliotecários musicais será realizada em coordenação com a MOLA (Major Orchestra Librarians' Association), organização líder na padronização dessas práticas a nível global. Da mesma forma, comprometidos com a divulgação e valorização da nossa música, serão realizadas ações de apoio à programação de obras de compositores ibero-americanos.

Como referência para orquestras sinfônicas na Ibero-América, o RIOS articulará projetos na região e com o resto do mundo, disseminando sua atividade, gerando oportunidades e recursos para o desenvolvimento do setor.

Portugal integra o Programa Ibermusicas juntamente com Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

A DGARTES é a entidade nacional que operacionaliza o Programa Ibermusicas. Em dezembro de 2020, sob proposta da DGARTES, o Ministério da Cultura promoveu a adesão de Portugal ao Programa Ibermúsicas — um Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas — aprovado em Assunção, Paraguai, em 2011, com o objetivo de potenciar a presença e o conhecimento da diversidade musical Ibero-Americana.

_
Mais informação aqui: http://ibermusicas.org/index.php/rios-pt/

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Data de publicação: 01-06-2022