"Sondar, Decifrar & Interpretar a música de hoje" - programa intensivo para estudantes

música
"Sondar, Decifrar & Interpretar a música de hoje" - programa intensivo para estudantes
Formação | Música

O Sond’Ar-te Electric Ensemble oferece em 2022 um programa intensivo de formação para estudantes de instrumento (nível secundário e nível superior) que procurem SONDAR, DECIFRAR & INTERPRETAR obras do nosso tempo; envolvendo-se na descoberta de um repertório contemporâneo estimulante, incluindo obras que integram meios electroacústicos. Pretende-se que no final do programa  os participantes tenham adquirido as ferramentas necessárias para a abordagem de repertório dos Séc. XX e XXI; adquirido um conhecimento mais aprofundado de algumas obras de música contemporânea da segunda metade do século XX até os dias actuais, abrangendo estéticas e técnicas variadas e sido motivados para a apresentação de obras contemporâneas em provas, concursos e apresentações públicas.
A Academia decorrerá em Vila Real entre 4 e 8 de Setembro de 2022 na Fundação da Casa de Mateus. 

Durante o programa, os participantes terão a oportunidade de: 
. Trabalhar obras contemporâneas de compositores portugueses e estrangeiros sob a direcção do maestro Pedro Carneiro em sessões de conjunto.
. Trabalhar técnicas contemporâneas, em aulas individuais e de conjunto, com os solistas do Sond’Ar-te Electric Ensemble: Sílvia Cancela -flauta, Nuno Pinto - clarinete, Vítor Vieira -violino, Jorge Alves - viola, Luís André Ferreira - violoncelo, Elsa Silva – piano.
. Inteirar-se das relações dos instrumentos acústicos com as novas tecnologias (a amplificação, a electroacústica, a informática–musical) com o compositor Miguel Azguime, participando activamente na interpretação electroacústica das obras que serão abordadas. 
. Assistir e participar em Encontros e Tertúlias que irão abordar o passado e o estado actual da criação e da interpretação musicais, irão elucidar sobre os caminhos das novas linguagens musicais, irão reflectir sobre o lugar dos músicos no actual contexto socio-cultural. 
. Apresentar-se publicamente no concerto de encerramento da Academia. 

_
Inscrições:
A inscrição deve ser feita até dia 30 de Junho de 2022 por email dirigido a sondarte@sondarte.com
A selecção será feita com base numa gravação vídeo de uma peça a solo, à escolha do candidato. A gravação deve ter a duração máxima de 10 minutos, mesmo que a duração da peça seja superior.
O LINK para download do ficheiro vídeo deverá constar no email de inscrição.
O candidato deverá enviar também no email de inscrição as seguintes informações: • nome completo • idade e naturalidade • instrumento a que se candidata • grau de ensino com que terminou o ano lectivo de 2021/2022 • morada de residência e contacto telefónico.

Para mais informações consulte o site https://www.sondarte.com/academy

_
Link para site:
WWW.SONDARTE.COM

 

 

 

 


Data de publicação: 06-06-2022