DGARTES APOIA PARTICIPAÇÃO DE ARTISTAS NA BIENAL DE ARTE E CULTURA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

apoio às artes
DGARTES APOIA PARTICIPAÇÃO DE ARTISTAS NA BIENAL DE ARTE E CULTURA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Internacionalização

A IX Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe irá realizar-se de 25 de junho a 25 de julho de 2022, sob o tema “À descoberta de Nós …e dos Povos de língua portuguesa. Da história ao património comum, das utopias ao futuro”.


A edição deste ano é dedicada especialmente às artes performativas, tendo como prioridade a participação de artistas dos países lusófonos (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Brasil), no quadro de uma visão abrangente para São Tomé e Príncipe que conjuga desenvolvimento e sustentabilidade económica, cultural e artística. Projetando São Tomé e Príncipe como uma “comunidade cultural internacional” e um “território permanente de criação artística e de intercâmbios culturais”.

Para além dos artistas indicados pela organização da Bienal no seu pedido de apoio, a programação da IX Bienal integra a participação de um conjunto de artistas que se destacam pela sua especial ligação a Portugal e à expressão cultural e artística em língua portuguesa, nomeadamente o Teatro Griot com a peça “Riso dos Necrófagos”, com texto e direção da encenadora Zia Soares, espetáculo que abrirá a Bienal, o cineasta Silas Tiny, com o filme “Constelação do Equador”, o ator, encenador, programador e investigador João Branco, com o monólogo “As Palavras de Jó”, o encenador e diretor de teatro João de Mello Alvim, com encenação de um espetáculo de teatro em parceria com a CACAU/Associação Folha de Medronho, o ator e encenador Miguel Hurst, com a estreia de “Senhora das Águas e o ator  Ângelo Torres, com a apresentação do monólogo “Amílcar Geração” e de “Conta-me estória”.

A Direção-Geral das Artes apoia com € 25.000,00 (vinte e cinco mil euros) a participação deste conjunto de artistas através da celebração de um acordo de cooperação internacional com a entidade organizadora da Bienal, Roça Mundo – Associação para a Cultura e o Desenvolvimento.

A Bienal de Arte e Cultura de São Tomé e Príncipe foi fundada por João Carlos Silva, em 1995, a organização do evento deste ano está a cargo das entidades CACAU – Casa das Artes, Cultura, Ambiente e Utopias e Roça Mundo – Associação para a Cultura e o Desenvolvimento.

O Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues, estará presente na cerimónia de abertura da IX Bienal de São Tomé e Príncipe e acompanhará a apresentação de vários projetos artísticos, no âmbito de uma agenda de trabalho concertada com a Embaixada de Portugal em São Tomé, que inclui reuniões com o Centro Cultural Português e com a Direção-Geral da Cultura de São Tomé e Príncipe.

 

 

 

 


Data de publicação: 09-06-2022