Encontro "Música, Tecnologia e Investigação" com Isabel Soveral

formação
Encontro "Música, Tecnologia e Investigação" com Isabel Soveral
inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para comunicações no âmbito da primeira edição dos Encontros em Música, Tecnologia e Investigação, organizada pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT). O evento, com curadoria da compositora Isabel Soveral, decorre no dia 24 de junho, entre as 14h00 e as 19h30, no O’culto da Ajuda (Travessa das Zebras nº25, Lisboa). A entrada é livre.

"Este evento procura contribuir, globalmente, para o progresso e desenvolvimento das áreas disciplinares da criação, interpretação, teoria e tecnologia da música, dando prioridade a temáticas ligadas à criação contemporânea e tecnologia musical – análise e reflexão teórica sobre a criação e a interpretação com meios eletrónicos.  Apresenta-se como um fórum de discussão, incentivando a pesquisa musical sobre aspectos do pensamento estético e técnico no contexto da criação musical/interpretação e a tecnologia.

Neste sentido, aceitam-se trabalhos nas seguintes domínios: criação musical e a formação técnica de estúdio; notação musical de obras eletroacústicas; escrita musical e a criação em estúdio; desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas; desenvolvimento de novas ferramentas teóricas na área da análise da Música Eletroacústica; interação entre instrumentos acústicos e instrumentos eletrónicos; configuração espacial como parâmetro relevante na estrutura da narrativa musical da música eletrónica.

É objetivo desta iniciativa contribuir para aumentar a literacia dos estudantes dos diversos ciclos de formação  na área da criação musical, focando essencialmente a criação musical com meios eletrónicos. Reforçaremos o caráter imprescindível da reflexão estética para uma correta compreensão das grandes temáticas da criação contemporânea, com ou sem meios eletrónicos, a aproximação crítica entre o potencial das novas tecnologias e o pensamento criativo, através da análise de obras e textos relevantes, e a reflexão teórica sobre as grandes referências das primeiras décadas da Música Concreta e Música Eletrónica". 


PROGRAMA
COMUNICAÇÕES

14h00 
Boas vindas e Apresentação  Isabel Soveral INET-MD/UA

14h30
“mic.pt” Ligando a Música Portuguesa ao Mundo  Miguel Azguime MIC.PT

14h50
Entre verbo e som, onde pára a língua?  José Luis Postiga INET-MD/UA

15h10
Multidimensional Performance as Creation. Henrique Portovedo INET-MD/UA

15h30
Performance em forma de tempo: Vida(s) e sons na performance de música mista Pedro Rodrigues INET-MD/UA

16h10 

coffee break

16h30 
O estúdio como instrumento de performance e composição. Controladores Gestuais João Pedro Coimbra - Universidade de Aveiro

17h00
When the old technology meets the new: a case study about an acousmatic perspective of the organ Cláudio de Pina GIMC/CESEM (FCSH-UNL)

17h30

Desenvolvimento de Novas Ferramentas Tecnológicas Tiago Lestre -Universidade de Aveiro

18h00

O uso de APPs como ferramenta na composição de um concerto interativo Daiana Maciel da Silva -Universidade de Aveiro

18h30

A interacção Homem-máquina na composição musical Gonçalo Gato - Universidade Lusófona

19h00

O documentário acusmático: música e documento sonoro Mathilde Braun Martins Universidade de Aveiro


MAIS INFORMAÇÕES

www.misomusic.me

 

 

 

 


Data de publicação: 20-06-2022