PÉR(O)LA - Apresentação pública da pesquisa em Salvador [Brasil]

Cooperação Ibero-Americana
PÉR(O)LA - Apresentação pública da pesquisa em Salvador [Brasil]
apoio ibercena /dança

PÉR(O)LA é uma pesquisa em dança que reúne pela primeira vez as  performers e investigadoras Ana Trincão (Portugal) e Paula Sacur (Chile), numa proposta cénica que pensa a dança somática, como uma linguagem estética e política. Á dupla estrangeira junta-se o músico Baiano Pedro Filho.

O trabalho foca no movimento dos fluídos do corpo, metaforicamente denominado pelo “ mar na qual as células vivem”. Como apontam Ana Trincão e Paula Sacar  “as células  são a estrutura da organização da matéria animada, e são capazes  de se mover em todas as direções na forma de contração e expansão.” Acompanhada por uma trilha sonora densa e minimal, Pér(o)la  é então um convite á imersão e um desafio ao espectador para perceber as danças quase invisíveis do corpo.

Este projecto foi financiado pela ajuda á coprodução de espetáculos de artes cénicas da IBERESCENA, e contou com o apoio do Goethe-Institute Salvador- Bahia, Centro de Formação em Artes FUNCEB  e Casa Taller Teatro Sur em Santiago do Chile. 

_
FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO ARTÍSTICA : Ana Trincão e Paula Sacur

COREOGRAFIA E PERFORMANCE: Ana Trincão e Paula Sacur

MÚSICA ORIGINAL: Pedro Filho

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA : Centro de Criação e Residência  Casa Taller Teatro Sur, Santiago do Chile.

APRESENTAÇÃO: Goethe-Institut Salvador-Bahia

APOIO: Centro de Formação em Artes FUNCEB, Goethe-Institut Salvador-Bahia.

AGRADECIMENTOS: Claudia Auharek, Ernesto Orellana, Fabiana Lima, Luciene Munekata, Lucrécia Grego, Pepo Silva (José Silva).

Projeto financiado pela Ajuda á Coprodução de espetáculos de Artes Cénicas da IBERESCENA.

_
Bio

Ana Trincão (Portugal, 1981) Artista multidisciplinar. Doutora em Estudos de Cultura, pela UCP (2021) e mestre em dança pela UDK/HZT, Berlim 2012.  É membro fundador da Apneia Colectiva e do projecto de música experimental SAS Orkestra de Rádios.

Paula Sacur (Chile, 1977) Pesquisadora somática cênica, performer e professora de dança contemporânea. Certificado em Somatic Movement Educator (SEM), na abordagem Body-Mind Centering TM, Brasil, (2016-18). Mestre em Dança, Corpo e Cognição pela Universidade Federal da Bahia, Brasil 2018-21.

Pedro Filho Amorim (Salvador, 1977) Compositor, artista intermídia, pesquisador e educador. Trabalha em colaboração com artistas diversos em projetos de música, artes expandidas e intervenção urbana.  Doutorado em composição musical pela UFBA. Professor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal de Recôncavo da Bahia (CECULT – UFRB), onde coordena um projeto de pesquisa sobre Ritmos Humanos e Mundanos.

_
Local, Data e Horário:
Teatro do Goethe-Institut, Salvador
01 de julho de 2022 - 19h
Entrada gratuita
reservas: peroooola@gmail.com

 

 


Data de publicação: 27-06-2022