Workshop de Introdução ao Movimento Somático: O Mito do Envelhecimento

cruzamento disciplinar
Workshop de Introdução ao Movimento Somático: O Mito do Envelhecimento
com Teresa Prima

© Cristiana Rocha

WORKSHOP DE MOVIMENTO SOMÁTICO

O Mito do Envelhecimento 1ª parte

A Hanna Educação Somática faz uso do movimento somático para melhorar o controlo motor e alterar padrões musculares. É um método eficaz para aliviar as dores crónicas, melhorar as funções corporais e recuperar de traumas ao nível músculo[1]esquelético.

Thomas Hanna descobriu que a dor crónica muscular resulta de um estado crónico de músculos que não relaxam, a Amnésia Sensório Motora (ASM) e que, esta é uma resposta adaptativa do sistema nervoso que pode ser revertida.

O Workshop O Mito do Envelhecimento foi desenhado por Thomas Hanna com o objetivo de liberar os efeitos da ASM e agilizar diversas funções corporais básicas.

Nesta 1ª parte serão facilitadas as três primeiras sessões que o integram, com vista a libertar a parte da frente, de trás e lados do corpo, incrementando a capacidade de flexão, extensão, inclinar e alcançar. Serão ainda transmitidos os princípios desta

metodologia e conceitos de ordem somática associados à especificidade de cada uma das sessões.

No final o participante terá acesso ao primeiro set de exercícios que integram a prática diária desenhada por Thomas Hanna, que poderá realizar no seu dia-a-dia.

DESTINATÁRIOS:
Todos os que desejam adquirir uma ferramenta de autorregulação e desenvolver a escuta do seu “professor interno.”

MATERIAL NECESSÁRIO:
Roupa confortável e quente, tapete de yoga, mantas e rolos para debaixo dos joelhos (ou almofadas).

TESTEMUNHO:

“O trabalho com a Teresa foi, e continua a ser, benéfico e realmente anti- envelhecimento. Corrigi posturas e comportamentos físicos de forma gradual e natural, sem esforço, nem físico nem mental. Sinto-me mais ágil e leve. Os princípios básicos do movimento somático, em particular o “não esforço” e o “prazer”, acompanham-me também noutras áreas e têm-me ajudado com decisões e escolhas importantes da minha vida. Agradeço à Teresa pela descoberta e pelo acompanhamento doce e cuidadoso." Vanessa Agra, coach e formadora

_
Ficha artística:
Teresa Prima

Os seus estudos incluem dança, dança comunitária, dança clássica indiana, artes marciais indianas e artes expressivas. Estudou no balleteatro, no Fórum Dança, no Attakalari Center for Performing Arts, na Meera Dance Academy e no Tamalpa Institute, com Bolsa de Estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Nacional de Cultura e da Fundação GDA. Atualmente está a tirar a formação em Educação e Clínica Somática no Instituto Living Somatics. É coreógrafa e intérprete e facilitadora de dança há mais de 25 anos especializada em Dança Criativa aliada às metodologias das Artes Expressivas. Dinamizou várias edições da Dança Planetária de Anna Halprin em Portugal.

_
Locais, datas e horários de apresentação:
Balleteatro – Estrutura Artística residente no Coliseu Porto Ageas
Rua Passos Manuel, nº137, Porto
11h00–17h15 | Coliseu Porto Ageas
servicoeducativo@balleteatro.pt
225 508 918 | 937 631 900

_
Informação sobre bilheteira

Destinatários: M/16 anos

Formulário de Inscrição:

HTTPS://BIT.LY/WORKSHOP_TERESA_PRIMA_2JUL

Valor de Inscrição: 40€

Válida após o pagamento antecipado

DESCONTO DE 10% PARA PARTICIPANTES DO MESMO AGREGADO FAMILIAR

_
Link para site:

balleteatro.pt

 

 

 

 


Data de publicação: 27-06-2022