Processo de credenciação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses já reabriu

RTCP
Processo de credenciação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses já reabriu

Já se encontra disponível o formulário de credenciação que deverá ser preenchido pelas entidades que queiram integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). A partir do dia 1 de julho, este processo passou a estar aberto em regime de permanência e sem interrupções.

O processo de credenciação da RTCP consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos equipamentos culturais e respetivo cumprimento de padrões de rigor e de qualidade das suas atividades. Em 2021, a RTCP credenciou 81 equipamentos culturais distribuídos por todo o território nacional, que aderiram de forma voluntária e sob o compromisso de cooperarem entre si, promovendo o direito à fruição e criação cultural qualificada de toda a população, bem como a circulação da criação artística e as coproduções entre entidades.

Em 2022 foram apoiados 39 projetos no concurso de apoio à programação. Esta modalidade de apoio tem ciclos de abertura bienais, pelo que está previsto um novo concurso já em 2023. O apoio à programação da RTCP, a par da consolidação dos equipamentos credenciados, reveste-se de uma importância estratégica no plano do investimento do Estado no setor artístico com uma evidente repercussão na democratização do acesso às artes.
 

Os pedidos de credenciação deverão ser apresentados pelas entidades interessadas através de formulário próprio, disponível após registo na plataforma de Gestão de Apoios > AQUI

 

Pode consultar o vídeo de apoio ao candidato que ajuda na preparação do processo de credenciação na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
 

 

 

_
Mais informações sobre a RTCP e legislação aplicável consulte o site da RTCP

Para esclarecimento de dúvidas, contacte: rtcp@dgartes.pt

 

 

_

A existência da #RTCP também é um convite: Conheça os Nossos Palcos.

 

 

 


Data de publicação: 01-07-2022