Primeira Conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) decorre em Torres Vedras

RTCP
Primeira Conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) decorre em Torres Vedras
19 de julho > Teatro-Cine de Torres Vedras

A Direção-Geral das Artes promove a “Conferência RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses) - Atuar em Rede: Desafios e Estratégias”,  que tem como principal objetivo debater o potencial da Rede para incrementar a procura e oferta culturais, aumentar as coproduções entre entidades, reforçar a circulação de obras artísticas, fomentar a articulação programática entre equipamentos da Rede, envolver agentes culturais e artísticos locais, desenvolver estratégias de mediação e estimular boas práticas na transição digital, sustentabilidade ambiental, inclusão e acessibilidade física, social e intelectual.

A iniciativa terá lugar no próximo dia 19 de julho, entre as 10h às 17h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, e contará com a presença de Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura, de Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes e de Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.

O programa, composto por 4 painéis, integrará reconhecidos oradores e moderadores: 

PROGRAMA
1.º painel
Atuar em Rede - dedicado ao debate sobre o papel da rede como instrumento de descentralização e coesão territorial e social, de estímulo à cocriação, cooperação e parceria. 
Oradores: Xosé Paulo Rodríguez (Diretor do Teatro Rosalía Castro de A Coruña, Membro de La Junta Directiva de La Red, España), Luís Fernandes (Diretor Criativo d’Orfeu, Águeda), Fernando Matos Oliveira (Professor universitário e Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra), Moderador: Manuel Gama (CECS - U. Minho)

2.º painel
Território Público - dedicado ao debate sobre o potencial da rede no estímulo à criação local e regional, o papel das artes como serviço público na dinamização das regiões, as especificidades dos públicos no território e o envolvimento e participação comunitária. 
Oradores: Rui Horta (Coreógrafo e fundador de O Espaço do Tempo), Sandra Nóbrega (Diretora do Teatro Municipal Baltazar Dias, Funchal), Filipe Faria (Diretor da Arte das Musas, Idanha-a-Nova). Moderador: Isabel Craveiro ( Diretora Artística do Teatrão, Coimbra)

3.º painel
Poder (en)cena - dedicado ao debate sobre as políticas culturais, o poder autárquico e a autonomia criativa, a criação e programação enquanto representação e produção de discursos e o teatro enquanto agente de reflexão.  
Oradores: Vítor Paulo Gomes Pereira (Presidente da C. M. Paredes de Coura), Luis Ferreira (Adjunto da Direção Artística do Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa), Gil Silva (Diretor do Teatro das Figuras, Faro). Moderadora: Suzana Menezes (Diretora da Direção Regional de Cultura do Centro)

4.º painel
Criar e Programar para Todos - dedicado ao debate sobre os modelos de criação, programação e dinamização artística, a transversalidade da programação e oferta artística em resposta à heterogeneidade dos públicos, a criação e programação inclusivas, e a fidelização e mediação de públicos, boas práticas e aplicação na rede
Oradores: John Romão (Encenador, Programador Cultural e Diretor Artístico do BoCa), Hugo Cruz (Criador, programador cultural e investigador), Marco Paiva (Ator e Encenador, fundador da Terra Amarela - Plataforma de Criação Artística Inclusiva. Moderadora: Raquel Ribeiro Santos (Diretora de Participação da Culturgest)

A RTCP é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento da coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes.

Em 2021, a RTCP credenciou 81 equipamentos culturais distribuídos por todo o território nacional, que aderiram de forma voluntária e sob o compromisso de cooperarem entre si, promovendo o direito à fruição e criação cultural qualificada de toda a população, bem como a circulação da criação artística e as coproduções entre entidades. Reabriu no passado dia 1 de julho o processo de credenciação na RTCP, desta vez em regime de permanência e sem interrupções.

Em 2022 foram apoiados 39 projetos no concurso de apoio à programação. Esta modalidade de apoio tem ciclos de abertura bienais, pelo que está previsto um novo concurso já em 2023. O apoio à programação da RTCP, a par da consolidação dos equipamentos credenciados, reveste-se de uma importância estratégica no plano do investimento do Estado no setor artístico com uma evidente repercussão na democratização do acesso às artes.

Decorre atualmente o plano de valorização e qualificação dos recursos humanos da RTCP, que visa sensibilizar e capacitar as equipas dos equipamentos credenciados através da aquisição de competências técnicas, assim como de planeamento e implementação de estratégias de programação, gestão, financiamento e divulgação no âmbito da produção de atividades artísticas.

 

A Conferência teve transmissão em streaming nas páginas do Facebook da DGARTES e do Teatro-Cine de Torres Vedras e tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

_
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

[Após submissão do formulário não será necessário aguardar a confirmação da inscrição.]

_
PROGRAMA
 

_
NOTAS BIOGRÁFICAS 

 

 

 

 

 

 


Data de publicação: 11-07-2022 [atualização 15-07-2022]