Seminário internacional de arte no âmbito do programa PARTE Portugal

arte contemporânea
Seminário internacional de arte no âmbito do programa PARTE Portugal
com o apoio da DGARTES

Nos dias 30 de julho e 6 de agosto, o Convento São Francisco (Coimbra) e o Cineteatro Louletano (Loulé) acolhem as duas sessões do seminário internacional de arte organizado no âmbito da edição inaugural de PARTE Portugal Art Encounters, um programa promovido pela Flamingo Circuit que reúne alguns dos mais reconhecidos curadores internacionais e que pretende reforçar a relação da Arte com o Turismo para afirmar o país como um destino de referência no circuito artístico. Apoiado pela Direção-Geral das Artes, o evento conta com a presença do Diretor-Geral, Américo Rodrigues, na sessão de abertura, no dia 30, no Convento São Francisco. O programa de abertura inclui o lançamento da primeira publicação-guia sobre o Turismo de Arte em Portugal e um concerto d’O Gajo.


PARTE Summit’22

A PARTE Summit propõe um novo formato de reflexão e partilha de conhecimento, que toma como ponto de partida 12 questões previamente formuladas por algumas das pensadoras e pensadores mais influentes no meio artístico, reunidos em Portugal a convite do programa PARTE. O encontro, com programação de Joana Mayer, apresenta um programa de palestras, conversas e performances que enquadram e desenvolve as questões com a colaboração de um painel multidisciplinar de artistas, autores e outros pensadores, também convidados. É impulsionado pela arte contemporânea, mas convoca múltiplas esferas da cultura e do saber, e pretende envolver todas as pessoas com interesse em acompanhar a criação artística na sua relação com a transformação dos territórios e das sociedades.

A MUDANÇA É POSSÍVEL? É a questão que abre o programa da PARTE Summit’22 em Coimbra, no sábado dia 30 de julho. Formulada por Zoé Whitley, Diretora da Chisenhale Gallery, em Londres, a questão será enquadrada pelo trabalho e visionamento de um filme da artista Mónica de Miranda. Nesta sessão, será também possível acompanhar as reflexões e conversas impulsionadas pelas questões de Vincenzo de Bellis, Curador e Diretor Associado de programas em Artes Visuais no Walker Art Center, Minneapolis; Kasia Redzsiz, Diretora Artística no Kanal - Centre Pompidou, em Bruxelas; Daniel Baumann, Diretor da Kunsthalle Zürich; Hendrik Folkerts, Curador de Arte Contemporânea Internacional no Moderna Museet, em Estocolmo; e Bruna Roccasalva, Diretora Artística da Fondazione Furla, em Milão.

O programa conta com performances e projetos das artistas Fernanda Fragateiro e Filipa Bossuet, do artista Gabriel Abrantes e de Rita Natálio, artista e pesquisador. Reúne ainda as participações de Filipa Oliveira, Curadora e Programadora de Artes Visuais da Câmara Municipal de Almada e Cocuradora do Anozero’21-22 Bienal de Arte de Coimbra; Luís Silva, Diretor da Kunsthalle Lissabon e Cocurador da Representação Oficial Portuguesa na 59.ª Bienal de Veneza; David Cabecinha, Codiretor Artístico do Alkantara, com sede em Lisboa; Ana Cristina Cachola, Curadora independente, Professora Universitária e Fundadora do programa curatorial feminista Quéréla.

O Convento São Francisco em Coimbra acolhe no mesmo dia o lançamento do PARTE Book, a primeira publicação-guia para o Turismo de Arte em Portugal. O livro convida à (re)descoberta do País através dos museus, galerias, espaços independentes e eventos com programação de Arte Contemporânea, e publica um conjunto de reflexões autorais e inéditas sobre a produção artística atual. Pelas 22h00, a Câmara Municipal de Coimbra convida para o concerto de O GAJO, o projeto do músico João Morais que abraça a Viola Campaniça para, em formato de trio, com os prestigiados Carlos Barretto no contrabaixo e José Salgueiro nas percussões, criar releituras e ligações entre a tradição e a contemporaneidade. O espetáculo será de entrada livre, no Convento São Francisco.

A PARTE Summit’22 chega a Loulé no dia 6 de agosto e, em plena época balnear, desafia veraneantes, visitantes e locais para um sábado refrescante e refrescado por novas reflexões e ideias no Cineteatro Louletano. A ÁGUA, TAMBÉM É UM MUSEU? Andrea Lissoni, Diretor Artístico Haus der Kunst, em Munique, encerra a sessão com uma questãoignição para reflexões ecológicas e sociais, que serão acompanhadas pelo cineasta e artista Jorge Jácome. Solidariedade, colaboração e produção artística na criação de histórias e comunidades serão alguns dos temas centrais dos questionamentos propostos por Abaseh Mirvali, Curadora independente e anterior Diretora e Curadora-chefe MCASB Museum of Contemporary Art Santa Barbara; Clara Kim, Curadora-chefe do MOCA Museum of Contemporary Arts, em Los Angeles; Neringa Bumblienė, Curadora no CAC Contemporary Art Centre, em Vilnius, e Curadora do Pavilhão da Lituânia 59ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia; Philippe Alain-Michaud, Curador no Musée National d’Art Moderne, Centre Pompidou, em Paris; e Sofía Hernández Chong Cuy, Diretora do Kunstituut Melly, em Roterdão.

Ao programa da PARTE Summit’22 em Loulé, juntam-se as apresentações especiais do artista Pedro Barateiro; e das artistas Emily Wardill e Inês Netos dos Santos; do Sociólogo digital, artista visual e ativista gráfico, Rodrigo Saturnino; da Arquiteta, Curadora independente e Cofundadora do coletivo The Decorators, Mariana Pestana; e de Jesse James, Cofundador e Diretor Artístico do Walk&Talk - Festival de Arte dos Açores".

Os bilhetes para a PARTE Summit’22 podem ser adquiridos através da página do PARTE Portugal Art Encounters e nas bilheteiras físicas ou online do Convento São Francisco e Cineteatro Louletano. As sessões serão, na sua maioria, apresentadas em língua inglesa sem tradução simultânea. Alguns conteúdos das apresentações terão informações e legendas em português e inglês. 


PARTE é um programa da empresa Flamingo Circuit, desenvolvido em parceria com o Turismo de Portugal, I.P. e conta com o apoio do Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes, no âmbito da dinamização da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).


PARTE Summit'22 > Consulte o Programa Coimbra


PARTE Summit'22 > Consulte o Programa Loulé


Saiba mais sobre PARTE Portugal Art Encounters

 

 

 

 


Data de publicação: 18-07-2022