Teatro de Marionetas Mandrágora vai participar no Festival Titiriberia, Corunha

Internacionalização
Teatro de Marionetas Mandrágora vai participar no Festival Titiriberia, Corunha
Internacionalização

De 24 a 31 de julho de 2022, acontecerá a sétima edição da Titiriberia, o Festival de Marionetes Tradicionais, na localidade de Rianxo, localizada na ria de Arousa (Corunha), com um programa de cerca de 30 entidades artisticas espanholas e internacionais. A histórica companhia portuguesa Teatro de Marionetas Mandrágora, dirigida por Clara Ribeiro e Filipa Mesquita, com direção visual de enVide nefelibata, sediada em Espinho, a sul do Porto, participará no Titiriberia com duas propostas distintas centradas no popular boneco português, Dom Roberto. A primeira intitula-se O mais maior grande Dom Roberto, e consiste numa figura gigante e interativa da personagem, a segunda, intitulada Teatro de Robertos, será oferecida ao público uma abordagem das histórias clássicas em que Dom Roberto enfrenta seus adversários habituais: o Padre, o Diabo e a Morte

Descrição
O mais maior grande Dom Roberto
O fantoche mais tradicional português ganha forma e figura.
Sentir o fantoche, dando-lhe a dimensão que para nós marionetistas ele tem, a de um imenso valor. Uma escultura em movimento que circula pelas ruas da cidade, a de uma figura que vive e faz reviver as memórias de um teatro tradicional que renasce e se reinventa! É um espetáculo e um dispositivo cénico deambulatório onde o público é convidado a entrar e a manipular marionetas tradicionais de vara. Sempre acompanhado de uma oficina para famílias ou escolas, cria-se uma grande dinâmica em torno da figura.
Pela sua imponência, O Mais Maior Grande Dom Roberto, é uma peça apelativa que convida à interação.

Teatro de Robertos
O Teatro dos Robertos
O Teatro e Marionetas de Mandrágora resgatou algumas marionetas e contados com os fantocheiros portugueses e apresentam-se 2 histórias tradicionais de Dom Roberto: O Barbeiro Diabólico e o Castelo dos fantasmas.
Estas histórias partem de uma memória tradicional que chega até nós, provando através de simples fantoches como somos desafiadores quando queremos cumprir os nossos desejos.
Um teatro profundamente interventivo com o público, jogando com a comicidade e com os sentimentos mais primários.
Estas histórias partem de uma memória tradicional que chega até nós, provando através de simples fantoches como somos desafiadores quando queremos cumprir os nossos desejos.Um teatro profundamente interventivo com o público, jogando com a comicidade e com os sentimentos mais primários.

_
Locais, datas e horários de apresentação:
Vilade Rianxo (A Coruña)

O mais maior grande Dom Roberto
 27 julho 2022
12h00 e 18h00

O Teatro dos Robertos
28 julho 2022
12h00 às 21h00

_
Ficha artística e técnica:
Concepção
enVide nefelibata

Direção do espetáculo
Clara Ribeiro

Manipulação
Alexandre Guaraci e Stella Menz

Apoio à construção
Migvel Tepes

Apoio ao espetáculo
Helder Silva

_
Link para site (da entidade beneficiária de apoio):

www.marionetasmandragora.pt

 

 

 


Data de publicação: 21-07-2022