"Encontros Vivos" em Mêda com Maria Lusitano, Raquel Schefer e Trond Lossius

Residência Artística
"Encontros Vivos" em Mêda com Maria Lusitano, Raquel Schefer e Trond Lossius
EEA Grants

Os artistas Maria Lusitano, Raquel Schefer e Trond Lossius vão viver, até 5 de setembro, nas freguesias de Coriscada, Mêda e Poço do Canto, onde irão desenvolver, junto das comunidades, trabalhos inéditos na área da fotografia, multimédia e arquitetura. Este processo de trabalho colaborativo é reforçado pela existência de uma rede de 4 moderadores — Gabriela Vaz-Pinheiro, Jayne Dyer, Jon Arne Mogstad e Virgílio Ferreira — que acompanham o processo de criação desde a sua génese.

A iniciativa intitula-se "Encontros Vivos" e integra o processo de criação de ViViFiCAR, um projeto organizado e produzido pela Ci.CLO Plataforma de Fotografia, que procura "respostas criativas para o desafio da fixação populacional em quatro municípios de baixa densidade no Douro, baseadas na construção de diálogos com as comunidades e no aprofundamento de perspetivas sobre os contextos socioeconómicos, ecológicos e culturais desses territórios". O projeto tem ainda como objetivo promover a mobilidade e intercâmbio entre artistas durienses, nacionais e internacionais (Surnadal, Noruega), através de atividades de criação, programação e desenvolvimento de públicos.

ViViFiCAR é um projeto organizado e produzido pela Ci.CLO Plataforma de Fotografia, financiado pelo Programa Cultura do EEA Grants Portugal operado pela Direção Geral do Património Cultural, através do Connecting Dots – Mobilidade Artísticas e Desenvolvimento de Públicos, e gerido pela Direção-Geral das Artes, na qualidade de Parceiro do Programa.
 


Maria Lusitano

Maria Lusitano (1971) tem vindo a desenvolver um corpo de trabalho que combina a arte com a espiritualidade, utilizando práticas místicas centradas no coração. Utilizando os suportes do vídeo, da instalação, do desenho e publicações de artista, na última década, os seus projetos têm sido focados nas ideias do silêncio e da alma e inspirados pelos temas das novas economias, a expansão da consciência, o misticismo, sempre com o intuito de encontrar formas práticas de aplicar a espiritualidade e a arte em ações com o potencial de transformar o mundo.


Raquel Schefer

Raquel Schefer é investigadora, realizadora, programadora e docente na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Publicou a obra El Autorretrato en el Documental na Argentina, bem como diversos capítulos de livros e artigos em Portugal e no estrangeiro. Neste momento é bolseira de pós-doutoramento da FCT no CEC/Universidade de Lisboa, no IHC/Universidade Nova de Lisboa e na Universidade do Western Cape e coeditora da revista de teoria e história do cinema La Furia Umana. No CEC, é coordenadora do grupo “Visual Culture, Migration, Globalization and Decolonization” e, no IHC, da Oficina de História e Imagem.


Trond Lossius

Trond Lossius investiga as relações entre som, lugar e espaço em gravações de campo, instalações audiovisuais e projetos colaborativos transdisciplinares. Utilizando microfones surround (Ambisonic), mais do que simples sons, Lossius regista lugares e ambientes (maioritariamente) suburbanos. No contexto dos seus projetos, o artista desenvolve software de acesso livre para tratamento de áudio espacial em tempo real e tem publicado a sua investigação em jornais e conferências internacionais no campo da computação sonora e musical.

 


Acompanhe as atividades do projeto ViViFiCAR em https://vivificar.pt/pt/events