DGARTES apoia a participação portuguesa no 37º Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz

Internacionalização
DGARTES apoia a participação portuguesa no 37º Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz
Cooperação internacional

Fotografia: Bruno Simão, espetáculo "Margem" de Victor Hugo Pontes.

Victor Hugo Pontes e Cláudia Gaiolas vão participar no 37º Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz (FIT de Cádiz), que começa dia 14 de outubro com o espetáculo “Margem” no Gran Teatro Falla.

“Margem”, de Victor Hugo Pontes, tem como inspiração um romance de Jorge Amado, “Capitães da Areia” (1937), que retrata um grupo de crianças e adolescentes abandonados a viverem nas ruas de São Salvador da Baía.

Já Claúdia Gaiolas irá marcar presença no festival com o espetáculo “Frida Kahlo” que se divide em quatro apresentações, em espaços públicos e colégios, entre 22 e 25 de outubro. “Frida Kahlo” é um espetáculo sobre mulheres que marcaram a História, como a pintora mexicana Frida Kahlo, a compositora e cantora chilena Violeta Parra, a militar boliviana de origem indígena Juana Azurduy e a escritora brasileira Clarice Lispector. 

Devido à relevância do FIT de Cádiz para a promoção e afirmação da presença da cultura e da criação artística contemporânea portuguesa em Espanha e no espaço ibero-americano, bem como a relevância da participação dos artistas e programadores portugueses para os objetivos de programação do 37º Festival, o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, apoia a participação de Victor Hugo Pontes e Cláudia Gaiolas mediante um Acordo de Cooperação Internacional.

Este acordo, para além do apoio aos artistas, contribuirá ainda para a realização de um encontro com programadores portugueses e a produção de um podcast, com publicação de encontros e conversas com os artistas e profissionais portugueses.

O Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz, fundado em 1986, é organizado pelo Ayuntamiento de Cádiz/Fundación Municipal de Cultura, com apoio do Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música (INAEM), assumido como “ponto de encontro de ambos os lados do Atlântico”. Esta 37ª edição conta com a participação de 10 países, 20 espetáculos, e quatro produções e coproduções internacionais, que decorrem entre 14 de outubro e 30 de outubro de 2022.

Mais informações:
www.fitdecadiz.org

 

 

 


Data de publicação: 11-08-2022