Oficina Marionetas em Movimento

Workshop
Oficina Marionetas em Movimento
Para os Mais Novos

Descrição:
O Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta uma proposta que nos leva a descobrir o movimento mais leve, calmo e tranquilo; pesos e deslocações, marionetas suspensas que se movem pelo ar, com o vento e com a brisa. Aqui nós somos os criadores mas a natureza é também potenciadora de ser marionetista com a sua força e gravidade. O teatro é amplo.
Figuras que se movimentam no espaço e que, como as crianças, vivem no movimento constante da sua inquietude. Vamos individualmente criar uma peça a partir da sugestão lançada "animais que voam" e transformá-la numa criatura que nos leve a imaginar, colorir, recortar e pintar. As oficinas Mandrágora dirigidas às famílias recorrem a materiais simples para que os pais, os docentes e sobretudo as crianças fiquem familiarizadas com os mesmos, os possam descobrir e com o apoio dos adultos explorem a arte na simplicidade de criar a brincar e fazer do jogo um grande espaço teatral.

A marioneta, que é frequentemente associada à infância, faz parte do nosso imaginário e da nossa história, memória e tradição. Esta forma de arte, é inesgotável nas experiências artísticas e cénicas, de criação e manipulação, renovando-se e trazendo-a para o palco. Cabe aos professores munirem-se de conhecimentos para proporcionar aos alunos a realização de experiências e aprendizagens na área de construção de marionetas, explorando variados materiais e técnicas, utilizando ferramentas que permitam desenvolver trabalhos criativos na área do teatro.

 

“O fantoche, embora seja algo inanimado torna-se alguém.”

do livro “o fantoche ajuda a crescer” de Isabel Alves Costa

Jogar ao faz de conta, onde o meu corpo se transforma numa personagem contruída pelas minhas mãos, onde eu sou o escritor da história, o construtor da marioneta e quem lhe dá vida através da ponta dos dedos!
Atividade de construção de uma marioneta de luva, mais conhecida por fantoche. Estas formas animadas permitem aos seus construtores e manipuladores a construção de um jogo coletivo teatral, destinando-se ainda à atividade em família ou em contexto escolar.

_
Ficha artística e técnica:
Formadora – Clara Ribeiro
Produção – Teatro e Marionetas de Mandrágora
Organização – Camara Municipal do Barreiro
Promotor – Junta de Freguesia de Melres e Medas

_
Locais, datas e horários de apresentação:
Largo do laranjal, Melres, Gondomar, Porto
11-09-2022 - 16h45
Duração – 2h30
criança M/ 4 anos acompanhada de um adulto

_
Link para site 

www.marionetasmandragora.pt

 

 

 

 

 

 

 


Data de publicação: 08-09-2022