"A 70ª Semana" - Ópera Audiovisual de João Pedro Oliveira estreia nos Estados Unidos

cruzamento disciplinar
"A 70ª Semana" - Ópera Audiovisual de João Pedro Oliveira estreia nos Estados Unidos
Internacionalização

O Livro de Daniel é provavelmente um dos textos mais misteriosos da Bíblia. A descrição dos eventos e profecias deste livro incluem assassinato, traição, orgias e tortura. Mas também tem a descrição de diversas profecias muito interessantes e enigmáticas que podem ser interpretadas de várias formas, algumas delas relacionadas com o tempo presente. Instabilidade social, guerra global, extermínio em massa e muitos outros eventos podem ser inferidos através dos escritos proféticos deste jovem.

Esta ópera audiovisual inclui vários eventos da vida de Daniel e seus companheiros, bem como as três principais profecias que eventualmente ainda não foram cumpridas.

A 70ª Semana descrita no livro é uma dessas profecias, e refere-se a um estado de guerra constante, sacrilégio e destruição, que finalmente levará a uma transformação milagrosa do mundo num novo espaço de paz e justiça. Esta profecia é posteriormente retomada no Livro do Apocalipse, na Bíblia.

Tal como sugere a descrição da peça (ópera audiovisual), a ação operática é reinterpretada numa projeção em écran, usando várias imagens e sons gerados por computador, assim como intervenções vocais e movimentos de dança pré-gravados. Algumas das 8 cenas que constituem esta peça são representações imaginadas dos eventos descritos no livro; outras cenas são interpretações simbólicas. Os textos utilizados são transcrições diretas dos textos originais do livro, cantadas em latim, hebraico e aramaico.

A 70ª Semana tem o apoio da DGArtes, do Manitou Fund (USA), mpmp - Património Musical Vivo (Portugal), Universidade de Aveiro (Portugal) e Universidade da Califórnia – Santa Bárbara (USA). Foi composta entre Março de 2021 e Setembro de 2022.

Bio
João Pedro Oliveira (Lisboa, 1959). É um compositor de música electroacústica.

Iniciou os seus estudos no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde estudou órgão. Entre 1985 e 1990, viajou para os Estados Unidos como bolsista, patrocinado pela Fundação Gulbenkian, onde concluiu pós-doutorado e dois mestrados em Música na Universidade de Nova Iorque em Stony Brook. Desde 2011, é Professor Titular na Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), onde ensina Composição, música eletroacústica e análise musical. Catedrático na Universidade de Aveiro (Portugal), ajudou a desenvolver a nova geração de compositores portugueses e muitos dos seus alunos receberam prêmios de nível nacional e internacional. Tem diversos artigos publicados em jornais e tem escrito diversos livros sobre a teoria da análise musical do século XX.

 

_
Ficha artística

Música e Imagem: João Pedro Oliveira

Com:

Beatriz Maia (soprano)

Francisco Ponce (dança)

Isabel Alcobia (soprano)

Pedro Rodrigues (tenor)

Rafaella Veiga (contralto)

Rosario Romero (dança)

Tiago Matos (barítono)

_
Locais e datas
 

Estreia:

27 Setembro University of North Texas em Denton

Outras apresentações confirmadas:

25 Outubro - Festivais de Outono - Aveiro

11 Novembro - Corwin Concert Series - Santa Barbara (USA)

25 Novembro - Teatro Helena Sá e Costa

20 dezembro - Auditório Phonos - Barcelona

 

Outras apresentações a confirmar datas:

Espaço Lisboa Incomum

Auditório da ESART Castelo Branco

Auditório da Escola de Música - Universidade de Évora

Conservatório de Música de Seia

Cine-teatro de Gouveia

Auditório do CMMAS (Morelia - México)

Centro de Pesquisa em Música Eletroacústica (Belo Horizonte - Brasil)

Auditório Bahia Blanca (Argentina)

_
Link para site
https://www.jpoliveira.com/opera

 

 

 

 


Data de publicação: 21-09-2022