OPEN CALLS: FESTIVAL IMAGINARIUS

oportunidade
OPEN CALLS: FESTIVAL IMAGINARIUS
Artistas emergentes para o espaço público

Fotografia: Mais Imaginarius, Danijela-Zaj, Eslovénia. 

Pelo oitavo ano consecutivo, o festival Imaginarius, em Santa Maria da Feira, desafia os artistas  a desenvolverem novas criações para o espaço público, que serão integradas na programação da 22ª edição, a realizar entre 25 e 28 de maio de 2023, centrada no tema “O Sonho”. 

As candidaturas para a Call – Apoio à Criação Local decorrem até 30 de setembro e os dois projetos selecionados vão receber uma bolsa de 5 mil euros. A Chamada de Apoio à Criação Local abre o desafio aos agentes culturais e criativos locais para a apresentação de propostas, que possam abordar o espaço público, nas suas mais diversas perceções, testando formatos e modelos, visando a construção de novas identidades artísticas e privilegiando, acima de tudo, o diálogo da criação artística contemporânea com o património cultural e natural do território.

Até 10 de outubro decorre o período de candidaturas ao concurso internacional Mais Imaginarius, cujo vencedor será premiado com uma residência artística e um apoio financeiro de 5 mil euros. O concurso Mais Imaginarius abre o desafio aos artistas para a apresentação de propostas que abordam o espaço público nas suas mais diversas perceções, testando formatos e modelos, rumo à construção de identidades plurais. Num diálogo entre criação artística contemporânea e o espaço público, visa a experimentação, explorando novas conexões entre as diversas linguagens e o património cultural/natural. Nesta edição, o Mais Imaginarius irá selecionar até 20 projetos, que estarão em competição, apresentando-se no decurso do festival, entre 26 e 28 de maio de 2023.

Abordagens inovadoras, cruzamento de disciplinas, integração das tecnologias e participação serão pilares de relevância nas edições futuras.

As normas e formulários de candidatura encontram-se disponíveis aqui

 

 


Data de publicação: 27-09-2022.