Residência Artística “ECOS DA IDA E DO RETORNO”

Residência Artística
Residência Artística “ECOS DA IDA E DO RETORNO”
artes sonoras e media - Vouzela

Luís Costa (Binaural Nodar)

Desde o final do século XIX até à atualidade, milhões de portugueses emigraram, procurando alternativas à pobreza, a uma economia de subsistência e/ou à falta de oportunidades de trabalho. Como tal, a emigração é simultaneamente parte da memória e do presente das regiões rurais portuguesas. Em cada aldeia coexistem múltiplas camadas temáticas que se relacionam com as distintas vagas de emigração, aquelas mais longínquas, para o Brasil, Venezuela, Estados Unidos da América, etc. ou aquelas mais próximas, para países europeus como a França, Alemanha, Suíça ou Luxemburgo. De igual forma, muitas zonas rurais acolhem hoje pessoas originárias de outras paragens dos vários continentes, num processo em sentido contrário ao que encetaram tantos portugueses.

O voo migratório pensado em termos histórico-sociais identificou origens, destinos, contextos, motivações e quantificou os fluxos dos que emigraram e dos que regressaram ou não. Não obstante, existe um leque literalmente infinito de temas que é possível aprofundar quando se contacta diretamente com antigos e atuais emigrantes e com os seus descendentes, como a arquitetura, a economia, a língua, os sentidos de pertença e de inserção cultural dos que emigraram e dos seus descendentes, as perceções sobre a evolução dos lugares de destino e origem, o tipo de vinculação com o mundo rural, as narrações e os registos documentais familiares, a simbologia e semiótica afetiva, a gastronomia e tantos outros.

A Binaural Nodar, em colaboração com o Município de Vouzela, irá acolher a segunda residência artística do seu 16º programa anual em residências artísticas em artes sonoras e media, no âmbito da qual se desenvolverão três projetos artísticos que pensam e expressam aspetos relacionados com processos migratórios, históricos ou atuais, existentes no território do Município de Vouzela.

Anat Handelsman & Avishay Zawoznik (Israel)
Nascidos e criados em Israel, sendo descendentes de imigrantes oriundos do Brasil e da Argentina, os artistas vivenciam quotidianamente nas suas famílias diversas narrativas de migração. Os artistas irão desenvolver um trabalho audiovisual com atuais e antigos emigrantes do município de Vouzela, tentando responder a perguntas como: A busca de maior liberdade é um fator inerente à decisão de emigrar? É possível um sentido mais amplo de “emigração” para além da mudança física? Alguém poderia “emigrar” emocionalmente ou espiritualmente sem sequer sair do seu país?

Anat Handelsman é uma artista vocal, performer e realizadora, nascida em 1993 e baseada em Israel. Foca o seu trabalho artístico e de vida numa trilogia entre arte, educação e comunidade. O seu trabalho aborda histórias pessoais e de outros, incluindo conceitos amplos como feminismo, ambientalismo e identidade. Colabora ainda com grupos como o Onot Ensemble e o coletivo Great Gehenna Choir.

Avishay Zawoznik é um artista sonoro e media, músico, produtor e editor de vídeo. Apresenta ao vivo o seu trabalho de música eletrónica e desenvolve desenho de som para coreografias e obras audiovisuais. É manager do artista vocal israelita Noam Enbar, fundador do Great Gehenna Choir e da banda HaBiluyim, desde 2020.

Niccolò Masini (Itália)
O projeto proposto pelo artista multidisciplinar italiano Niccolò Masini busca desenvolver uma representação visual que destaque as metodologias de conservação arquivística, para traçar a visualização de genealogias presentes nos fenómenos migratórios. Através de uma análise metodológica de materiais gravados no local e de materiais de arquivo, o artista irá manipular esses elementos através de um espectro de diferentes abordagens artísticas a aplicar a arquivos existentes, a arquivos sistemáticos, a arquivos não classificados, a novos arquivos, a arquivos incompletos, a arquivos ocultos, a arquivos pessoais ou de terceiros.

Niccolò Masini (n. 1989) é um artista e investigador multidisciplinar italiano, cujos projetos recentes giram em torno da problematização dos processos migratórios, de territorialização e de desterritorialização e da sua representação em arquivos formais e informais. O artista é licenciado em Animação e Ilustração pelo Instituto Europeu de Design – Milão (2011), licenciado em Artes Audiovisuais pela Gerrit Rietveld Academy of Amsterdam (2015) e detém um mestrado em praxis e pesquisa artística pelo DAI / Dutch Art Institut de Arnhem (2021). O trabalho de Niccolò Masini desenvolve-se nos domínios da narrativa, de uma certa forma de trabalho “artesanal”, da poesia e da antropologia.

Rafael Bresciani (Brasil/Itália)
O projeto proposto pelo artista italo-brasileiro Rafael Besciani parte da sua própria experiência enquanto descendente de emigrantes europeus (italianos e portugueses) que decide viver num dos lugares de origem, Pietrasanta (Toscânia, Itália), propondo uma reconstrução sonora e audiovisual de alguns caminhos da emigração portuguesa, de cada origem ao mar, ao oceano, à fronteira da imaginação e da esperança.

Rafael Bresciani é um artista sonoro e media que acumulou experiência em formatos que vão desde performances ao vivo, obras artísticas em áudio/vídeo/media, instalações multi e transmedia e sistemas aleatórios e generativos que controlam e criam manifestações artísticas. Todas essas práticas visam trabalhar em profundidade a interação entre o som e outros elementos da arte performática para sugerir uma visão poética sobre a relação entre perceção e realidade.

_
Ficha artística e técnica:
Com: Anat Handelsman & Avishay Zawoznik (Israel), Niccolò Masini (Itália) e Rafael Bresciani (Brasil/Itália)
Organização: Binaural Nodar, em parceria com o Município de Vouzela
Direção artística: Luís Costa
Produção: Liliana Silva e Nely Ferreira

_
Locais, datas e horários de apresentação:
MUNICÍPIO DE VOUZELA: 3 a 15 outubro DE 2022

_
Acessibilidade (do espaço ou da oferta artística):
A residência artística garante o acesso a pessoas com deficiência, surdas, cegas, etc., sendo o acolhimento descontraído, em espaço rural, com estímulos multissensoriais.
_
Link para site:
https://www.binauralmedia.org

 

 

 

 


Data de publicação: 28-09-2022