Trienal de Arquitectura 2022 arranca hoje

Arquitectura
Trienal de Arquitectura 2022 arranca hoje
29 setembro a 5 dezembro

Fotografia: Etienne Pernot du Breuil / Retroactive - EVA.

Terra é o tema escolhido para a Trienal de Arquitectura de Lisboa 2022, que ocorre entre 29 de setembro e 5 de dezembro. O programa é composto por quatro exposições, quatro livros, três prémios, três dias de conferências e uma seleção de Projetos Independentes. Com curadoria geral de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, Terra incorpora uma declaração de intenção e um apelo à ação. Propõe-se a evolução do atual modelo de sistema fragmentado e linear, caracterizado pelo uso excessivo de recursos, para um modelo de sistema circular e holístico, motivado por um maior e mais profundo equilíbrio entre comunidades, recursos e processos.

A Trienal de 2022 explora como os paradigmas recentes estão a mudar a nossa forma de criação de lugares num Planeta globalizado. Terra aborda como as (alter)ações climáticas, a pressão sobre os recursos e as desigualdades socioeconómicas e ambientais estão profundamente interligadas. Compreender estas situações complexas requer uma mudança de paradigma de modelos de crescimento linear («cidades-máquina») para modelos de desenvolvimento circular («cidades-organismo»).

Terra sugere, assim, que se reequacione o futuro a partir do cruzamento e intercâmbio de saberes e fazeres que possam coexistir, contribuindo para um futuro mais sustentável do planeta e de quem o habita. 

A Trienal de Arquitectura de Lisboa é apoiada pela Direção-Geral das Artes.

/

Exposições:

Retroactivar
30 setembro – 5 dezembro
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia Central Tejo

Ciclos
30 setembro – 12 fevereiro 2023
CCB - Garagem Sul

Visionárias
1 outubro – 4 dezembro
Culturgest - Fundação CGD

Multiplicidade
2 outubro – 8 janeiro 2023
Museu Nacional de Arte Contemporânea

/

Toda a Trienal em https://2022.trienaldelisboa.com/

 

 

 


Data de publicação: 29-09-2022.