OPEN CALL - Prémio Melhor Publicação de Performance Design & Cenografia

edições
OPEN CALL - Prémio Melhor Publicação de Performance Design & Cenografia
Quadrienal de Praga 2023

No âmbito da 15ª Quadrienal de Praga - PQ23 - Prague Quadrennial of Performance Design and Space, que irá decorrer de 8 a 18 de junho de 2023 em Praga, na República Checa, encontra-se aberta até ao dia 31 de outubro de 2022 a open call "PQ Best Publication Award in Performance Design & Scenography", com curadoria de Pavel Drábek.

A PQ23 aceita a submissão de publicações editadas em qualquer língua, entre 1 de agosto de 2018 e 31 de outubro de 2022, desde que relevantes no domínio da cenografia e artes teatrais. As publicações podem ser monografias, estudos teóricos ou historiográficos, assim como publicações sobre práticas teatrais, incluindo revistas científicas de performance design e cenografia.

“São aceites publicações de todas as disciplinas e géneros cenográficos, tais como:  figurinos, som, iluminação, cenário, máscaras, maquilhagem, caracterização, adereços, marionetas, tecnologia de palco, performance virtual e digital, instalação, dramaturgia visual e material, curadoria de performance em espaços públicos e arquitetura teatral, incluindo estudos de práticas históricas. Desejamos distinguir descobertas inovadoras em qualquer aspeto da cenografia e performance design - desde criadores, técnicas e práticas culturais sub-representadas, a novas metodologias de documentação, análise e representação, no sentido mais lato da disciplina. Pretendemos também valorizar a qualidade da publicação submetida, pelo seu mérito próprio.”
[PQ - Prague Quadrennial]

A Quadrienal de Praga é atualmente, a mais importante mostra internacional nas áreas do design de cena, cenografia e arquitetura teatral. A enorme diversidade de iniciativas conceptualizadas a partir de diferentes critérios curatoriais é uma das características desta mostra, que privilegia a experimentação artística e o cruzamento entre disciplinas, abrangendo também propostas nas áreas da performance, dança, teatro, teatro de marionetas, ópera, entre outras.

 

_
Mais informações:

https://pq.cz/wp-content/uploads/2022/09/PQ_Best-Publication-Award-in-Performance-Design-and-Scenography-Open-Call.pdf

www.pq.cz

 

 

 


Data de publicação: 13-10-2022