Cerimónia de entrega dos Prémios AICA 2021

apoio às artes
Cerimónia de entrega dos Prémios AICA 2021
Artes visuais e Arquitetura

Fotografia: Exposição individual «Nada Existe» - Alcino Gonçalves //  Terminal Intermodal de Campanhã - Francisco Ascensão

Terá lugar, no próximo dia 21 de outubro, no Centro Cultural de Belém (Sala Jorge de Sena), a cerimónia de entrega dos Prémios AICA/MC/Millennium bcp de Artes Visuais e Arquitetura 2021, uma parceria entre a Associação Internacional dos Críticos de Arte, o Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e o Millennium bcp.

Na área das Artes Visuais o prémio será entregue ao escultor Rui Chafes, pela exposição individual “Nada Existe”, realizada na Galeria Filomena Soares, em Lisboa e na área da Arquitetura, a Nuno Brandão Costa, arquiteto e professor da FAUP, com o projeto do Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto. No valor de 10 mil euros para cada modalidade, os Prémios AICA têm reconhecido, desde 1981, artistas e arquitetos portugueses que, pelo seu trabalho e percurso pessoal, realizem uma contribuição de excelência para a cultura e a arte e que desde início tem contado com o apoio da área governativa da Cultura.

A atribuição do Prémio AICA/MC/Millennium bcp 2021 resulta da apreciação de um júri independente, nomeado pela associação, composto por Luísa Soares de Oliveira (crítica de artes plásticas no PÚBLICO), Paulo Pires do Vale, Inês Lobo e Rui Mendes, e presidido por Catarina Rosendo. Os prémios serão entregues pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, pelo Diretor-Geral da DGARTES, Américo Rodrigues, e pelo Embaixador António Monteiro, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp.

No período de 2020 a 2022, a Direção-Geral das Artes apoia a atribuição destes prémios com um montante financeiro global de sessenta mil euros, contribuindo, assim, para fomentar a criação, produção e difusão das artes, através do reconhecimento de percursos e projetos de mérito dos artistas portugueses nas áreas das artes visuais e da arquitetura.

 

_
Fotografia: Exposição individual «Nada Existe» - Alcino Gonçalves //  Terminal Intermodal de Campanhã - Francisco Ascensão

 

 

 


Data de publicação: 17-10-2022