Companhia Clara Andermatt apresenta PANTERA em Cabo Verde

dança
Companhia Clara Andermatt apresenta PANTERA em Cabo Verde
Internacionalização

Rita Carmo

O espetáculo PANTERA será apresentado no Auditório Nacional Jorge Barbosa, na Cidade da Praia, a 28 e 29 de outubro, e no Festival Mindelact, no Mindelo, a 4 e 5 de novembro. 

"Este projeto, que une Portugal e Cabo Verde, revela-se de grande importância para a ACCCA, por resgatar a memória de uma figura incontornável da música cabo-verdiana, Orlando Pantera, um artista de talento invulgar e um amigo de enorme coração. Pantera deixou muito nas nossas vidas, na nossa história musical, muito além de Cabo Verde e muito além de Portugal. Homenageá-lo é um ato essencial para garantir a permanência de uma obra fundamental da cultura cabo-verdiana.

O músico e compositor Orlando Barreto, mais conhecido como Pantera, nasceu na ilha de Santiago, Cabo-Verde, em 1967 e deixou-nos aos 33 anos. A sua filha Darlene - que tinha apenas 6 anos à data de falecimento de seu pai - tem levado a cabo, nos últimos anos, uma profunda pesquisa sobre a vida e obra de Pantera; foi nesse contexto que nos lançou o desafio de lhe fazer uma homenagem.

Pantera abriu novos caminhos na música do seu país. Na sua voz pulsava Cabo Verde e as suas gentes: explorando as formas da tradição, fazia brotar uma poesia repleta de amor, perspicácia e assertividade. Sobre esses traços encontramos a nossa própria visão, através das vivências que pudemos partilhar com ele, como amigo e como artista. Para além deste reencontro no reviver da sua criatividade e do seu afeto, seguimos um caminho de exploração, mergulhando na sua terra, costumes e cultura, não deixando de as projetar num mundo contemporâneo onde ele também se posicionava.

Este é, assim, um espetáculo construído nas andanças da memória. E é, sobretudo, uma intensa e dinâmica experiência de colaboração. Cada um dos intérpretes estabelece uma relação pessoal no relembrar da sua própria experiência e devolve-nos uma riqueza criativa que se converte no valor e no sentido desta homenagem. Entre o muito que ficou por fazer e o muito que ficará por dizer, este é o nosso abraço para o Pantera."

PANTERA é uma criação de Clara Andermatt e João Lucas, e conta com a participação especial de Mayra Andrade.

_
Ficha artística:
Uma produção ACCCA – Companhia Clara Andermatt. Coprodução: Centro Cultural de Belém, Teatro Municipal do Porto, Cineteatro Louletano, Cine-Teatro Avenida, Teatro José Lúcio da Silva, 23 Milhas – Ílhavo.
Parceiros na digressão a Cabo Verde: República Portuguesa – Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes, Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde, Camões – Centro Cultural Português na Praia, Fundação Orlando Pantera, Associação Mindelact. Apoios: Fundação Calouste Gulbenkian, CVTelecom (CVMóvel), PassID

 

_
Bilhetes à venda aqui https://linktr.ee/accca

 

_
A ACCCA é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

 

 

 

 


Data de publicação: 24-10-2022