Pedro Barreiro apresenta "an artist is always working" em São Paulo, Brasil

artes performativas
Pedro Barreiro apresenta "an artist is always working" em São Paulo, Brasil
Internacionalização

Gonçalo Alegria

"an artist is always working" será apresentada em São Paulo, Brasil, em diversos espaços públicos e privados, de 1 a 13 de novembro de 2022. O acolhimento oficial será feito pela SP - Escola de Teatro onde Pedro Barreiro, além de apresentar esta performance, fará o acompanhamento de várias aulas dos diferentes cursos ali ministrados e dirigirá um workshop nos dias 8 e 9 de novembro, às 19:30, na sede da Escola na Praça Roosevelt.

Sobre o workshop:
“working on what we don’t know yet”  
Este workshop iniciar-se-á com uma conversa sobre a performance an artist is always working* e, a partir dali, serão realizados exercícios de criação performativa e reconfiguração conceptual através de ações como “olhar”, “enquadrar” e “nomear”. Nestes dois dias conversaremos e especularemos sobre criação artística, sobre o sistema da arte contemporânea, sobre o papel des artistas nesse sistema, sobre estratégias alternativas e novas possibilidades e, acima de tudo, sobre o que ainda não sabemos.O workshop é dirigido a artistas e/ou estudantes de arte

BIO
Pedro Barreiro é um artista que desde 2009 tem vindo a desenvolver inúmeros trabalhos como encenador, actor, criador cénico, dramaturgista, produtor, programador e curador. Tem-se interessado, nos últimos anos e entre outras coisas, pelo pensamento sobre os actos performativos como geradores poéticos, pela experimentação sobre as convenções constituintes das formas teatrais e por estratégias de desmantelamento de sistemas hegemónicos na arte contemporânea. Estudou na Faculdade de Direito de Lisboa (2005-2007), é graduado em Teatro pela ESTC-IPL (2007-2010) e mestre em Artes Cénicas pela ECA-USP (2013-2016), tendo aí também, em 2010, frequentado os cursos de Artes Plásticas e de Comunicação. Foi diretor artístico do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém (2015-2017) e colaborou com o Teatro Praga como gestor e programador da Rua das Gaivotas 6, em Lisboa (2019-2022). É membro fundador dos coletivos Sr. João (2010) e Activo Tóxico – Artistas Associados (2017). É artista associado do Cão Solteiro desde 2020. Em Outubro de 2022 assume a direção artística d’O Espaço do Tempo, estrutura artística transdisciplinar sediada em Montemor-o-Novo, Portugal.

_
Para mais informações sobre an artist is always working: www.alwaysworking.art

 

_
Este projeto contou com o apoio à internacionalização da Direção-Geral das Artes

 

 

 

 


Data de publicação: 31-10-2022