Ci.CLO seleciona artistas emergentes portugueses para integrar a plataforma FUTURES

fotografia
Ci.CLO seleciona artistas emergentes portugueses para integrar a plataforma FUTURES
Internacionalização

© Nuno Serrão, All Islands Are Mountains

Todos os anos, os membros da FUTURES nomeiam um grupo de artistas para se juntar à plataforma. Vindos de diferentes partes do mundo e com um contexto diversificado, estes artistas farão parte de um programa de um ano, com muitas oportunidades para desenvolver os seus projetos e carreira.

De 4 a 6 de novembro, os artistas emergentes da fotografia europeia e representantes das principais instituições internacionais na área da fotografia contemporânea vão reunir-se em Turim, no CAMERA — Centro Italiano per la Fotografia, no âmbito do Evento Anual da FUTURES — 20 curadores e 100 artistas, nomeadamente os três artistas nacionais seleccionados pela Ci.CLO: Carlos Trancoso (PT), Maria João Salgado (PT), Nuno Serrão (PT) e o director artístico da Bienal. Para além destes, a Ci.CLO também selecionou outros dois artistas: Sviatlana Stankevich (RU) e Xenia Petrovska (UA).

O programa do Evento Anual inclui uma exposição, três conversas e cinco workshops, sendo que um deles é organizado pela Ci.CLO — 'Art in Action - Climate and Social Responsibility', cuja primeira edição foi realizada no âmbito da Bienal'21 Fotografia do Porto.

A Ci.CLO e a Bienal Fotografia do Porto foram convidadas a integrar a rede de membros da FUTURES em 2022, uma plataforma de fotografia sediada na Europa que reúne a comunidade global de fotografia para apoiar e nutrir o desenvolvimento profissional de artistas emergentes. A Ci.CLO é o único membro português a integrar esta rede.

 

_
Co-financiada pelo programa Creative Europe da União Europeia, a FUTURES cresceu de 13 para 19 membros em 2022: CAMERA - Centro Italiano per la Fotografia (IT), Centre Photographique Rouen Normandie (FR), Copenhagen Photo Festival (DK), Triennial of Photography Hamburg (DE), Der Greif (DE), FOMU (BE), FOTODOK (NL), Fotofestiwal Lodz (PL), Fotogalleriet (NO), Fotograf Magazine (CZ), Fotografska Udruga Organ Vida (HR), ISSP (LV), PhotoEspaña (ES), PhotoIreland (IE), Photo Romania Festival (RO), Plataforma de Fotografia Ci.CLO / Bienal Fotografia do Porto (PT), Robert Capa Contemporary Photography Center (HU), Void (GR), Eurokleis s.r.l. (IT).

 

 

_
A Ci.CLO: Plataforma de Fotografia é apoiada pela DGARTES

 

 

 

 

 

 


Data de publicação: 03-11-2022