GIGANTES INVISÍVEIS - Encontro literário em São Tomé e Príncipe

Internacionalização
GIGANTES INVISÍVEIS - Encontro literário em São Tomé e Príncipe
Internacionalização

Imagem cedida por Imaginar do Gigante

 

GIGANTES INVISÍVEIS - encontro literário para os mais novos leitores vai estar de 11 a 15 de novembro de 2022, no Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe.

A partir do mundo gigante dos livros, este encontro interage com vários formatos da literatura contemporânea para crianças. A partir de um espetáculo de teatro, música, dança, imagem ou uma performance, descobrimos um livro. O encontro literário Gigantes Invisíveis é já uma referência na literatura e nas artes contemporâneas para crianças em Portugal, estando destacado como um dos eventos mais originais do panorama literário português para a infância. Realizadas já sete edições no concelho de Ovar, com uma primeira edição realizada em Timor-Leste em 2016, uma edição na Guiné-Bissau em 2017, já estando prevista uma segunda edição neste país. São Tomé e Príncipe abraça também este projeto que esperamos poder ver crescer através da criação de múltiplas parcerias com os autores e as comunidades de São Tomé e Príncipe.

PROGRAMA

11 NOV

SEXTA-FEIRA   18:00

CONVIDADOS E PÚBLICO GERAL

ABERTURA

SESSÃO DE ABERTURA COM ENTIDADES OFICIAIS

EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO 

CARLO GIOVANI

Designer gráfico, ilustrador, artista visual e autor. O seu trabalho tem como base a constante experimentação de diferentes técnicas e estilos de representação visual, misturando-as em busca de ilustrações inusitadas e criativas, grande parte delas feitas em papel. Ao longo dos anos, recebeu importantes prémios internacionais, entre eles o Malofiej Infographics Award, o W3 Award Show, o Promax BDA Latin America e o Cannes Lion. É formado pela Universidade Federal de Santa Maria e no meio académico já ministrou palestras, masterclasses e workshops em universidades e instituições de ensino no Brasil, Argentina Portugal e Lituânia.

ISTO É TUDO INVENTADO

DANÇA E TEATRO DE OBJETOS

​Uma estrela caminhava pela estrada do Reino, quando encontrou junto à margem um viajante intergaláctico. Olhou para ele e ele olhou para ela. No início só comunicavam por dimensões astronómicas. Como não existe definição exata entre o reino da Terra e o reino do espaço, juntaram as suas partículas e deram um abraço.

Espetáculo de dança e teatro de objetos, sobre o espaço, as galáxias e os movimentos da rotação da terra.

M/3 anos
 

LANÇAMENTO DO LIVRO

ISTO É TUDO INVENTADO DE PEDRO SARAIVA E CARLO GIOVANI

​Pedro Saraiva trabalha com e para crianças e jovens em várias comunidades e culturas nomeadamente em São Tomé e Príncipe onde viveu durante alguns anos. Participou na IV Bienal de Arte de STP organizado pela Teia D’Arte. A partir desse dia São Tomé ficou para sempre. Beijamins – Festival de Teatro para a Infância com 3 edições em São Tomé e Príncipe, onde o distrito de Água Izé gemina com Vila Nova de Gaia. O Festival foi responsável pela integração da disciplina de Teatro na Escola Portuguesa e no Liceu Nacional de STP. Participou na IV, V e VI Bienal de STP Trabalhou várias práticas artísticas e comunitárias com a UNICEF, Aliança Francesa e no Liceu Nacional de STP. Escreveu para a Televisão de São Tomé e para o Jornal Nacional Correio da Semana de STP. Trabalhou com a Escola + como Encenador e coreógrafo de vários projetos de teatro e dança no Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe. Em 2009 vence o Prémio de Mérito pelo Ministério da Cultura e Educação de São Tomé e Príncipe. Atualmente é diretor artístico e criativo da Imaginar do Gigante.

14 NOV

SEGUNDA-FEIRA   10:00 e 15:00

ESCOLAS

ISTO É TUDO INVENTADO  

DANÇA E TEATRO DE OBJETOS

O ESPUMA DO MAR 

CONTO INTERATIVO

O escuro pode meter muito medo, mas se esse escuro tiver luzes mágicas e histórias, tudo fica diferente. Um conto visual, sonoro, poético e mágico que só se consegue decifrar com uma luz especial. Música, sons e efeitos de luz vão envolver os participantes numa aventura visual e sonora.

M/3 anos

15 NOV

SEGUNDA-FEIRA   10:00 e 15:00

AUTORES E PROFESSORES

CONTO CONTIGO

CONSTRUÇÃO DE UM CONTO ESCRITO E FALADO

Escrever a partir de uma ou várias imagens é o princípio para conhecer e percorrer o mundo. Neste desafio o grupo irá, de uma forma divertida, começar a escrever um conto de raiz. Depois vai apresentá-lo e, quem sabe, se não vai resultar num livro, numa ilustração, num quadro, numa dança, numa instalação ou numa performance. É o que vamos descobrir.

À CONVERSA COM AUTORES E PROFESSORES 
DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Em 2023 o evento Gigantes Invisíveis – Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores em Ovar vai ter como foco autores convidados de São Tomé e Príncipe e da Guiné-Bissau. Esta conversa será uma forma de reforçar e criar laços e partilhas entre estas latitudes.

_
Ficha artística e técnica:
Direção Artística_ Pedro Saraiva Serviço Educativo_ Elsa Martinho Produção _ Celeste Sebastião, Centro Cultural Português e Imaginar do Gigante Apoio à Produção_ Tânia Pinto  Fotografia de Cena_ Mário Costa Design_ Anabela Dias Música_ Daily Misconceptions Apoio_ República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Instituto Camões, Embaixada de Portugal em São Tomé e Principe, Banco Internacional de São Tomé e Principe, Camara Municipal de Ovar, Ovar Cultura, Livraria Nón, Descampado Artistas Associados, Assitej International Association of Theatre for Children and Young People / Espanha.

_
Locais, datas e horários de apresentação
11 a 15 novembro 2022
Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe
Rua Patrice Lumumba, C.P. 454 - S. Tomé
Telefone: +(239) 222 14 55
ccpstp@gmail.com
Maiores de M/6 anos

_
DURAÇÃO:
3 dias
Entrada livre

 

_
ACESSIBILIDADE

Fácil acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Parque de estacionamento grátis.

LUGARES

70 Lugares

 

_
LINK PARA SITE

http://www.imaginardogigante.pt

https://www.facebook.com/imaginardogigante

 

 

 

 

 

 

 


Data de publicação: 04-11-2022