"Dimensões Transversais" é o próximo Módulo do Programa de Qualificação de Connecting Dots

formação
"Dimensões Transversais" é o próximo Módulo do Programa de Qualificação de Connecting Dots
EEA Grants | Programa Cultura

Exposição de Hasan Daraghmeh em Britiande (Lamego) / Projeto ViViFiCAR, pela Ci.CLO: Plataforma de Fotografia . © Pedro Sardinha

Começa no dia 21 de novembro o Módulo "Dimensões Transversais" do Programa de Formação e Qualificação organizado pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), no âmbito da Call 2 (concurso Connecting Dots - Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos) do Programa Cultura dos EEA Grants 2014-2021.

"Dimensões Transversais", com Maria Vlachou (Acesso Cultura), centra-se na exploração dos conceitos de democracia, diversidade, acesso e inclusão na sua relação com a Cultura e na forma como se articulam, com o objetivo de capacitar cidadãos livres e ativos. "O que estes conceitos significam na realidade, o que é que a Cultura tem a ver com eles, e como afetam na prática o trabalho desenvolvido pelas organizações culturais?". A ação de formação decorre nos dias 21, 22, 28 e 29 de novembro, das 10h às 13h, em formato Live Training (através da plataforma Zoom), com uma duração de 12 horas.

O Programa de Formação e Capacitação dos Recursos Humanos no contexto do Concurso Connecting Dots promovido pela DGARTES teve início em julho de 2022, com o Módulo "Políticas Públicas". Seguiram-se os Módulos "Dimensões Artísticas e de Programação", "Gestão de Projetos Artísticos", "Fontes de Financiamento" e “Direito na Cultura”. A iniciativa, que termina com o Módulo “Dimensões Transversais”, tem como principal objetivo proporcionar, aos elementos das equipas dos projetos financiados por Connecting Dots, o desenvolvimento de competências relevantes ao nível da conceção, apresentação e desenvolvimento de projetos artísticos. Sendo o número de participantes limitado, será dada prioridade de acesso aos elementos destas equipas. Consciente da importância de uma maior preparação e capacitação de recursos humanos no desenvolvimento de projetos artísticos profissionais no futuro, a DGARTES abre as inscrições a outras entidades, mediante as vagas disponíveis. 

As inscrições são gratuitas.


INSCRIÇÕES

Formulário de inscrição disponível até 18 de novembro de 2022