CD "Chausson/Ysaye – Music for Violin, Cello and Piano" já está à venda nas lojas FNAC

música
CD "Chausson/Ysaye – Music for Violin, Cello and Piano" já está à venda nas lojas FNAC
Edição

O novo CD do violinista Bruno Monteiro, do violoncelista Miguel Rocha e do pianista João Paulo Santos – Chausson/Ysaye – Music for Violin, Cello and Piano – editado pela etiqueta Belga Etcetera Records em setembro deste ano, com o apoio da Direção-Geral das Artes, tem vindo, desde o seu lançamento, "a conquistar as melhores referências da crítica musical especializada em todo o mundo. Até à data, o álbum recebeu os maiores elogios e destaques nas seguintes publicações: Fanfare Magazine (EUA), The Rehearsal Studio (EUA), Opus Klassiek (Holanda), Pizzicato Magazine (Luxemburgo), Planet Hugill (Inglaterra), Classical Candor (EUA), Rondo Magazin (Alemanha), Cinemusical (EUA), MusicWeb International (Inglaterra), Cultuurpakt (Bélgica), Sonograma Magazine (Espanha) e GB Opera (Itália)".

O álbum foi igualmente CD do Dia na Radio France/France Musique em Paris, no dia 15 deste mês.

O CD está disponível para venda nas lojas FNAC e em Fnac.pt.


Destaque para a crítica de Remy Franck, na Pizzicato Magazine:

*****
“Ernest Chausson falhou no Prix de Rome em Maio de 1881. Em Julho foi para a Suíça com a sua família, onde compôs o seu trio com piano. Foi dito que a composição foi uma espécie de acto de desafio em resposta à sua derrota no Prix de Rome.

Esta suposição é plenamente confirmada na interpretação apaixonada e altamente emocional do trio português. O primeiro andamento soa verdadeiramente desafiador e agitado. O Scherzo é muito bem diferenciado pelos três músicos, e soa como se questionasse um pouco do que foi dito no primeiro. Lirismo e vitalidade estão aqui perfeitamente equilibrados.

O próprio Chausson descreveu o Andante como “sonhador”. O professor de Chausson, César Franck, achou o andamento muito extenso, mas Chausson estava confiante o suficiente para não o mudar muito. O quão certo isto foi é mostrado nesta interpretação, que alterna entre melancolia, tristeza, confiança tranquila e efervescência poderosa. No andamento final, também, Monteiro, Rocha e Santos tocam com muita intensidade e contraste, ora vital, ora sensual, mostrando-nos um Chausson mais combativo.

O Poème élégiaque para violino e piano de Ysaÿe é dedicado a Gabriel Fauré. A interpretação da obra rapsódico-romântica é tecnicamente brilhante, e o Duo Monteiro-Santos equilibra paixão e ternura com muita sensibilidade. Nas partes tranquilas, a sua interpretação é tocantemente interiorizada e poética.

A Meditação-Poème também é tocada com grande retórica e tensão. O som do violoncelo de Rocha é absolutamente sedutor, o seu fraseado é pura alegria.

E assim este é um CD tocado por músicos dedicados com excelência técnica e, sobretudo, profundidade e expressão, com uma vasta gama de timbres sonoros, um infalível sentido de nuance e uma inventividade incansável.

O técnico de som José Fortes produziu um som muito natural e perfeitamente equilibrado.” 


MAIS INFORMAÇÕES

www.bruno-monteiro.com

 


Projeto apoiado pela DGARTES.


 

 


Data de publicação: 22-11-2022