“Vampires in Space”, de Pedro Neves Marques, recebeu mais de 67.000 visitantes em Veneza

artes visuais
“Vampires in Space”, de Pedro Neves Marques, recebeu mais de 67.000 visitantes em Veneza
Bienal de Veneza / Artes Visuais

Raul Betti

Terminou este domingo, dia 27 de novembro de 2022 a representação oficial portuguesa na 59.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza com o projeto “Vampires in Space”, de Pedro Neves Marques, apresentado pela dupla de curadores João Mourão e Luís Silva. O projeto, com a forma de uma instalação narrativa, transformou, em parte, a arquitetura gótica do Palazzo Franchetti numa inesperada nave espacial, dentro da qual a existência melancólica, dramas e rotinas de cinco passageires se desenrolaram, durante uma longa viagem, de séculos, a um planeta longínquo.

Profissionais da área, estudantes e investigadores, famílias e público em geral, vindos de todo o mundo, compõem o conjunto dos 67 mil visitantes que visitaram a Exposição em Veneza. Para além desta notável afluência de visitas foram também muitos os testemunhos deixados sobre a obra de Pedro Neves Marques, quer no âmbito deste projeto de representação, quer sobre a polivalência da sua carreira de artista, poeta e cineasta.

O projeto também incluiu um programa público com curadoria de Filipa Ramos - uma plataforma discursiva para mediar e discutir os temas explorados em Vampires in Space através de um conjunto de filmes, música, performances e palestras. Num esforço de criar maior acessibilidade e descentralização das artes visuais, este programa integrou vários locais dispersos pelo território nacional : Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel, Açores), Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães).
A publicação do projeto, será editada e distribuída muito brevemente pela Sternberg Press. Vampires in Space vai agora ser apresentado no recém-renovado Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, e a itinerância continua com apresentações na Haus der Kunst em Munique e no Pivô, em São Paulo.

Sob o tema “The Milk of Dreams” (“O Leite dos Sonhos”, em tradução livre), a 59.ª Bienal de Arte de Veneza dedicada à arte contemporânea abriu ao público a 23 de abril e encerrou este domingo, registando um recorde de visitas. A maioria dos visitantes, 59%, são estrangeiros, e os restantes, 41%, italianos. Cerca de um terço do total de visitantes são jovens.

 

_
Pode continuar a acompanhar a circulação nacional e internacional do projeto aqui
www.vampiresinspace.pt

https://www.instagram.com/vampiresinspace.pt/

 

 

_
Pavilhão de Portugal na Bienal de Artes de Veneza

Organização e comissariado: Ministério da Cultura de Portugal - Direção-Geral das Artes

23 abril _ 27 novembro :: VENEZA

 

 

 


Data de publicação: 28-11-2022