20 projetos de Portugal apoiados pelo Programa Ibermúsicas

Internacionalização
20 projetos de Portugal apoiados pelo Programa Ibermúsicas
cooperação internacional

Em plena celebração dos dez anos Ibermúsicas, foi divulgada esta semana a lista dos projetos apoiados pelos 15 países que integram o Programa. Foi decidida a atribuição de apoio financeiro a 20 candidaturas apresentadas por Portugal, com uma verba total de 94 mil euros. 47% dos projetos inscritos por Portugal terão apoio financeiro em três das Linhas de Apoio Ibermúsicas: Programação Internacional (três projetos), Apoio ao Setor Musical na Modalidade Virtual (três projetos) e Circulação Internacional (catorze projetos). Em 2023, 15 dos 20 projetos vencedores serão apoiados na totalidade do financiamento solicitado ao Programa Ibermúsicas, sendo os restantes cinco apoiados em mais de 85% do valor apresentado em candidatura.

Num contexto de pós-pandemia, a aposta na circulação de músicos vem reafirmar o compromisso Ibermúsicas de dinamização do espaço musical na Ibero-América, prevendo-se com os projetos a executar em 2023 a consolidação do intercâmbio artístico na área da Música. Os projetos de Portugal têm a cooperação artística de 7 países (Espanha, Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai), destacando ainda a cooperação de Portugal enquanto beneficiário indireto de 12 candidaturas apresentadas por cinco países-membros.

A adesão de Portugal ao Programa Ibermúsicas teve lugar em 2020, sendo a DGARTES a instituição da esfera do Ministério da Cultura que operacionaliza a sua execução.

Consulte a lista de apoios concedidos em www.ibermusicas.org

 

 


Data de publicação: 09-12-2022