Os Músicos do Tejo apresentam "Alankaar" em Helsínquia, Finlândia

Internacionalização
Os Músicos do Tejo apresentam "Alankaar" em Helsínquia, Finlândia
Internacional | Música

Imagem: Novo vídeo d'Os Músicos do Tejo (integra uma das peças de "Alankaar")

No dia 31 de dezembro, Os Músicos do Tejo apresentam o projeto “Alankaar” na principal sala de concertos do Musiikkitalo, em Helsínquia, Finlândia. 

"Alankaar" cria pontes entre a música barroca francesa do século XVIII e a música clássica indiana. "Não só o timbre da flauta barroca e da flauta de bambu bansuri são muito semelhantes, como se encontram muitos pontos de contacto na filosofia do ornamento e dos ciclos rítmicos destes dois estilos musicais tão distintos".
 
Este projeto foi já apresentado, em 2022, em Lisboa, no Teatro Thalia, e em Almada, no Teatro Municipal Joaquim Benite. Em setembro de 2023, está prevista uma apresentação no Festival Todos.

Uma das peças de "Alankaar" ("Air des Matelots" - canção dos marinheiros, do compositor francês Marin Marais) integra o novo vídeo d'Os Músicos do Tejo, que conta com a participação “do grande mestre da flauta indiana” Shashank Subramanyan. Esta peça também evoca, pelo seu tom marítimo e exótico, a ligação cultural antiquíssima entre portugueses e indianos. O vídeo, publicado no canal do Youtube do ensemble, foi filmado numa das salas do Museu de Arte Antiga, com o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes e da Câmara Municipal de Lisboa. Realizado por Leonardo Simões (vencedor de prémios como o International Cinephile Society Awards com a sua direção de fotografia no filme Vitalina Varela de Pedro Costa), tem montagem de Patrícia Saramago e som de Hugo Leitão. Conta ainda com a participação musical especial de Parupalli Phalgun e Jarrod Cagwin (percussão).

 

 

 


Data de publicação: 22-12-2022