Performance "an artist is always working" de Pedro Barreiro é apresentada a partir de hoje em Cabo Verde

Internacionalização
Performance "an artist is always working" de Pedro Barreiro é apresentada a partir de hoje em Cabo Verde
Internacional | Cabo Verde

Fotografia: "an artist is always working" . © Silvana Ivaldi

A performance "an artist is always working", de Pedro Barreiro, vai ser apresentada em diversos espaços públicos e privados da Cidade da Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde, a partir de hoje (29 de dezembro), com o apoio da Direção-Geral das Artes.

O acolhimento oficial do projeto, com apresentações previstas até 8 de janeiro, será feito pela companhia de dança Raiz di Polon. Pedro Barreiro irá ainda conduzir uma conversa aberta no dia 3 de janeiro, no Palácio Ildo Lobo, e ministrar o workshop "working on what we don't know yet" na sede da companhia Raiz di Polon. Este workshop, destinado a artistas e/ou estudantes de arte, terá início com uma conversa sobre performance, seguindo-se "exercícios de criação performativa e reconfiguração conceptual" através de ações como “olhar”, “enquadrar” e “nomear”. A iniciativa pretende promover o debate sobre a criação artística e sobre o sistema da arte contemporânea e o papel dos artistas nesse sistema, bem como a reflexão sobre estratégias alternativas e novas possibilidades.

"Pedro Barreiro é um artista que desde 2009 tem vindo a desenvolver inúmeros trabalhos como encenador, actor, criador cénico, dramaturgista, produtor, programador e curador. Tem-se interessado, nos últimos anos e entre outras coisas, pelo pensamento sobre os actos performativos como geradores poéticos, pela experimentação sobre as convenções constituintes das formas teatrais e por estratégias de desmantelamento de sistemas hegemónicos na arte contemporânea. Estudou na Faculdade de Direito de Lisboa (2005-2007), é graduado em Teatro pela ESTC-IPL (2007-2010) e mestre em Artes Cénicas pela ECA-USP (2013-2016), tendo aí também, em 2010, frequentado os cursos de Artes Plásticas e de Comunicação. Foi diretor artístico do Teatro Sá da Bandeira, em Santarém (2015-2017) e colaborou com o Teatro Praga como gestor e programador da Rua das Gaivotas 6, em Lisboa (2019-2022). É membro fundador dos coletivos Sr. João (2010) e Activo Tóxico – Artistas Associados (2017). É artista associado do Cão Solteiro desde 2020. Em Outubro de 2022 assume a direção artística d’O Espaço do Tempo, estrutura artística transdisciplinar sediada em Montemor-o-Novo".


Mais informações:

www.alwaysworking.art

 

 


Data de publicação: 29-12-2022